Nova Sintra, 13 Mar (Inforpress) – O médico estomatologista português Carlos Oliveira, que se encontra de visita na ilha Brava, alertou hoje aos alunos de ensino básico, da Escola Sena Barcelos que a fluorose não afeta somente os dentes, mas também todo o organismo.
O especialista falava à margem de uma palestra realizada hoje, tendo como público-alvo os alunos do quinto e sexto anos deste estabelecimento de ensino.
Conforme explicou, a conversa aberta teve como objectivo mentalizar as crianças para que façam boa higiene e que estejam de olhos abertos, tendo em conta que uma simples mancha num dente é indícios que os organismos também estão afectados.
“Aqui na ilha Brava podemos constatar que existe fluorose, tendo em conta que quase todas as pessoas têm sinais visíveis destes sintomas. No entanto, em tão pouco espaço de tempo, que é a minha visita à ilha, não se pode fazer muitas coisas, a não ser conversas e esclarecimentos nas escolas”, salientou.
Carlos Oliveira afirmou que para fazer uma observação mais correcta, necessitam de mais condições, ou seja, um consultório minimamente adaptado com equipamentos adequados e só assim chegar a uma conclusão mais sólida.
A fluorose dentária é uma patologia que afeta os dentes e que se desenvolve durante a sua formação. Esta afeção é desencadeada pela presença em excesso de fluoreto ( flúor), e manifesta-se ao nível do esmalte dentário na forma de manchas ou defeitos anatómicos.
DM/JMV
Inforpress
Partilhar