Daniel Jorge Furtado dos Reis ordenado sacerdote pelo cardeal Dom Arlindo Furtado

Inicio | Sociedade
Daniel Jorge Furtado dos Reis ordenado sacerdote pelo cardeal Dom Arlindo Furtado
06/07/25 - 09:04 pm

Cidade da Praia, 06 Jul (Inforpress) – A Diocese de Santiago ganhou hoje o seu mais novo presbítero, o padre Daniel Jorge Furtado dos Reis, ordenado para o segundo grau da Ordem sacerdotal pelo cardeal Dom Arlindo Furtado.

A ordenação presbiteral deste paroquiano do Sagrado Coração de Jesus, sediado em Vila Nova, cidadão natural da Freguesia de Nossa Senhora da Graça, de 34 anos, foi marcada pela presença de uma grande moldura humana que se deslocou ao estádio de Ponta d’Água para presenciar a cerimónia.

Ao presidir a cerimónia, o bispo da Diocese de Santiago pediu a Deus que “constituí este vosso servo na dignidade presbítero para que a vida seja exemplo zeloso à sua ordem, para que na sua vida as palavras do Evangelho se purifiquem na sua pregação de modo que as palavras de Cristo cheguem até aos confins do mundo”.

Dom Arlindo Furtado pediu a Deus que o novo sacerdote “seja fiel aos ensinamentos da Igreja”, para que o povo de Deus “nasça pelo banho da regeneração e se alimente do Vosso altar”.

O dia de hoje foi, assim, considerado marcante para a Diocese de Santiago que ganha, no espaço de um ano, dois novos sacerdotes, ambos da paróquia do Sagrado Coração de Jesus que vive momentos altos, se se tiver em conta que na véspera, a 05 de Julho, a paróquia Imaculada Conceição, sediada no Bairro Craveiro Lopes, foi palco dos votos perpétuos de uma irmã de caridade.

Daniel Jorge Furtado dos Reis nasceu em Ponta d’Água, onde participou activamente na comunidade cristã de Cruz dos Mártires, desempenhando funções como leitor, catequista, membro da Legião de Maria e do grupo de jovens Cristo Rei.

O seu percurso académico inclui uma licenciatura em Línguas, Literaturas e Culturas, Estudos Franceses, concluída na Universidade de Cabo Verde. 

Posteriormente, iniciou a formação sacerdotal no Seminário de São José, na cidade da Praia, e no Seminário Maior de Évora, em Portugal, com estudos no Instituto Superior de Teologia de Évora.

Daniel Jorge Furtado dos Reis foi admitido como candidato às Ordens Sacras em 2021, instituído Leitor em 2022, Acólito em 2023 e ordenado Diácono em Julho de 2024, na Paróquia Santo Amaro Abade, no Tarrafal.

Durante o último ano, exerceu o ministério diaconal na Paróquia de Nossa Senhora da Luz, na ilha do Maio, em cooperação com o pároco local, padre Manuel Garcia.

De acordo com a Diocese de Santiago, a ordenação presbiteral de Daniel Jorge Furtado dos Reis é o "culminar de um percurso marcado pela entrega, formação e serviço pastoral".

SR/HF

Inforpress/Fim

Partilhar