Nova Sintra, 30 Mai (Inforpress) - A médica veterinária da Associação Bons Amigos, Lara Baptista, apelou aos bravenses a participarem com os seus animais na 8ª campanha de castração, cujo objectivo é reduzir o abandono e a reprodução de animais na rua.
Lara Baptista, que falava à Inforpress hoje, explicou que a associação quer actuar a nível do controlo da população, portanto reduzir o número de animais na rua, sendo que para isso, fazem capturas dos mesmos e realizam a esterilização.
Entretanto, informou ainda que os animais que têm dono também podem aderir a campanhas de castrações, exames clínicos, desparasitação, entre outros procedimentos necessários.
“Temos o objectivo da manutenção da saúde pública, tendo em conta que vivemos todos no mesmo planeta ou ilha e, portanto, existem várias doenças que transmitem de animais para pessoas ou vice-versa e nós estamos a fazer a desparasitação de lombrigas, pulgas, carraças, sarna coceira e entre outras doenças”, sublinhou.
Neste sentido, realçou que a sensibilização das pessoas é “muito importante”, ou seja, mostrar-lhes que existem várias doenças que têm tratamento para os animais, no entanto, realçou que em Cabo Verde existem poucos profissionais da área e, portanto, apelou que devem aproveitar esta oportunidade.
Para os tratamentos dos animais, avançou que estão a pedir um donativo, ou seja o valor dos equipamentos que serão utilizados, por exemplo, num procedimento cirúrgico o custo é apenas dos materiais utilizados, o que estimaria um valor de 2.500 escudos.
“Caso for uma castração ou desparasitação dependeria do que seria utilizado, mas normalmente fica à volta de 1000 escudos, uma desparasitação interna e externa e quando trouxerem os animais para a consulta, pedimos 500 escudos e fazemos a castração, caso desejarem”, esclareceu.
Segundo a mesma fonte, a campanha que se iniciou esta terça-feira, 28, decorrerá até 01 de Junho e abrange várias localidades do município, nomeadamente Nova Sintra, Furna, Nossa Senhora do Monte e entre outros, sendo que até ao momento já foram realizados exames de saúde a cerca de 50 animais.
“A campanha está sendo realizada desde o ano 2019 na ilha Brava, portanto, estamos acompanhando a evolução dos animais, e, a meu ver, hoje existem muito menos animais na rua e os poucos que estão, se encontram fofinhos e com bons aspectos, e isso é muito importante”, considerou.
Contudo, constatou ainda que apenas cinco dias é muito pouco para abranger todas as localidades, sendo que tem outras zonas que eram necessárias, mas conforme disse, quem decidiu esta programação foram os seus parceiros locais.
DM/ZS
Inforpress/Fim
Partilhar