Cidade da Praia, 15 Abr (Inforpress) – O ministro da Cultura e das Indústrias Criativas afirmou hoje que Bolsa de Acesso à Cultura é um projecto musical e cultural com impacto social inegável e que será reforçado em termos de instrumentos para abranger mais escolas.
Augusto Veiga fez estas afirmações em declarações à imprensa, à margem da cerimónia de assinatura do contrato de apoio financeiro com quatro escolas seleccionadas no âmbito do programa Bolsa de Acesso à Cultura, realizada na ilha do Sal.
“Neste momento, temos cerca de 4.400 alunos a nível nacional e é um projecto que vamos dar continuidade e vamos reforçar ainda mais porque nós acreditamos que é um projecto que, para além da parte musical e cultural, é um projecto social extremamente importante”, afirmou reconhecendo, no entanto, que ainda existem algumas lacunas a serem preenchidas.
Apontou, neste sentido, a falta de materiais, havendo vários instrumentos musicais que não são fabricados em Cabo Verde, como um dos constrangimentos, daí que, salientou, há necessidade de mobilização de mais cooperação a nível nacional e internacional por forma a vencer os desafios existentes.
Adiantou ainda que foi registado um aumento em termos do número de alunos e que o referido projecto abrange escolas em quase todos os concelhos do país, apontando a previsão de haver dentro de dois, três meses, um lote de instrumentos que serão distribuídos às várias escolas a nível nacional.
“Para nós, é um projecto muito importante, está no Orçamento do Estado e no Orçamento do Ministério da Cultura, num valor de cerca de 30 mil contos. Tivemos que aumentar e procurar no sector privado mais dois mil contos este ano para englobar todas as escolas que se candidataram durante o edital que foi aberto de Dezembro a Janeiro”, acrescentou.
Por seu turno, a representante das escolas, associações e ONG e do projecto Mais inclusão social, Landisia Cruz, destacou a importância e o impacto que a música, a dança e o teatro têm tido principalmente na vida das crianças em situação de vulnerabilidade social.
“Temos testemunhado mudanças significativas no comportamento das nossas crianças e jovens. Há mais disciplina, motivação e sobretudo mais sonhos”, declarou.
Reconheceu, no entanto, que os custos associados à implementação de actividades culturais são elevados, pelo que, salientou, a celebração deste contrato com o Ministério da Cultura representa a abertura de portas, criação de novos caminhos e acima de tudo a possibilidade de continuar este trabalho com mais estrutura, apoio e impacto.
A ilha do Sal conta este ano com 214 alunos bolseiros sendo 100 do sexo masculino e 114 do sexo feminino.
O programa Bolsa de Acesso à Cultura foi criado através do despacho no 09/ 2017 de 15 de Março, publicado na II Série do Boletim Oficial de 6 de Abril de 2017, foi criado o programa Bolsa de Acesso à Cultura ou BA-Cultura.
Levado a cabo pelo Governo, através do Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas, tem foco nas comunidades, nas famílias e nas crianças, adolescentes e jovens que através deste programa conseguem aceder à educação através da arte.
CM/ZS
Inforpress/Fim
Partilhar