Boa Vista: Inaugurado no Rabil primeiro de 11 centros de dia financiados pelo Fundo Mais

Inicio | Cooperação
Boa Vista: Inaugurado no Rabil primeiro de 11 centros de dia financiados pelo Fundo Mais
11/07/24 - 08:16 am

Sal Rei, 11 Jul (Inforpress) - O Centro de Dia do ICCA do Rabil, inaugurado quarta-feira, 10, pelo ministro da Família, Inclusão e Desenvolvimento Social, é o primeiro de 11 centros financiados pelo Fundo Mais, que serão inaugurados até o fim do ano.

A garantia é do ministro Fernando Elísio Freire, que vincou que o Governo está “a cumprir com Boa Vista” e a fazer “de forma adequada”, ao abrir este centro, e o previsto para Sal Rei, ao entregar a gestão ao sector privado e à sociedade civil.

Estes, sintetizou, estão mais próximos das populações, e fazem, por vezes, “melhor do que o próprio Estado”, e, desta forma, cada um “exerce bem” o seu papel.

Na ocasião, o ministro referiu ainda que proximamente vai ser aberto um segundo centro na Boa Vista, em Sal Rei, e que a unidade do Instituto Cabo-verdiano da Criança e do Adolescente (ICCA) na Ilha vai ser elevada a delegação.

Por seu lado, a presidente do ICCA, Zaida Freitas, considerou que o centro será um ambiente seguro, que vai melhorar a resposta da instituição que dirige na localidade na prevenção e também na intervenção, pelos desafios que traz à ilha turística, com crianças em situação de rua, que abordam turistas, e situações de “grande vulnerabilidade”.

A vereadora de Solidariedade e Acção Social, Fabiene Oliveira, em representação do presidente da autarquia, reforçou a necessidade de Sal Rei também ter um centro de dia, que segundo a mesma é uma situação que tem debatido nesses quatro anos de gestão.

O Centro de Dia do Rabil, assim como os restantes que se encontram previstos, é financiado em 20 por cento (%) pelo Fundo Mais e vai ser gerido pelo sector privado e organizações da sociedade civil, selecionadas pelo Fundo Mais e ICCA, através concurso.

O centro funcionará no horário contrário ao horário das aulas, com acompanhamento escolar, estudo orientado e com um programa de actividades culturais, desportivas e recreativas.

MGL/AA

Inforpress/Fim

Partilhar