Sal Rei, 01 Out (Inforpress) – A Câmara Municipal esteve hoje em várias localidades da ilha para entregar habitações, troços de estradas, assim como uma embarcação e equipamentos de pesca, no âmbito do Programa de Incentivo à Pesca.
Em declarações à Inforpress o presidente da Câmara Municipal, Cláudio Mendonça, informou que a “jornada” começou na Zona Norte da ilha onde a autarquia fez entrega a entrega de algumas malas térmicas e dois motores de barco, além de visitarem as estradas que foram calcetadas e obras de moradias que estão a ser reabilitadas e construídas na zona.
Em Povoação Velha abriu-se o acesso ao novo troço de estrada que, segundo a edilidade, vai valorizar a aldeia, estando também em curso a obra da entrada de povoação que a falta de mão de obra fez atrasar. Ainda em povoação Velha entregaram uma embarcação e um motor a um grupo de pescadores, estando por chegar mais outro motor nestes dias.
Cláudio Mendonça adiantou que o objetivo é que os pescadores tenham equipamentos próprios para a embarcação, de forma a valorizar essa actividade e sector económico, melhorar as vidas dos homens do mar e dos familiares, bem como valorizar o pescado “plombeta” que se está a tornar-se num atrativo turístico.
Dando continuidade à programação também foram entregues na Cidade de Sal Rei, Praia d'Diante, uma grande quantidade de materiais de pesca, incluindo equipamentos de mergulho, GPS, sondas, motociclos, malas térmicas, destinados a pescadores, armadores e peixeiras e peixeiros.
O autarca disse que esses materiais entregues também vão no sentido de um melhor acondicionamento do pescado, melhoria das condições de trabalho e aumento da eficiência das actividades pesqueiras.
Todas as entregas foram feitas no âmbito do Programa de Incentivo à Pesca, orçado aproximadamente em 8 mil contos.
Ainda para hoje estava prevista a entrega de uma habitação do Projeto Evolutivo no Bairro de Boa Esperança, o lançamento da primeira pedra de construção do novo Campo Multiuso na zona oeste do Bairro de Boa Esperança, assim como o início das obras de reabilitação do Polivalente Djidjung.
Cláudio Mendonça estima que essas duas obras vão custar à autarquia cerca 5 mil contos a nível civil e outros 5 mil contos a nível de equipamentos desportivos.
A nível de construção e melhorias de habitações, o mesmo afirmou tratar-se de mais de duas dezenas em curso, e a previsão é de aumento de mais dez, e dar continuidade à política de apoio à construção evolutiva, observando-se mais de 20 mil contos de investimento feitos estes dias.
MGL/JMV
Inforpress/Fim.
Partilhar