Santa Catarina: Forúm internacional reflecte sobre desafios, práticas e inovações no ensino das artes em Cabo Verde

Inicio | Sociedade
Santa Catarina: Forúm internacional reflecte sobre desafios, práticas e inovações no ensino das artes em Cabo Verde
21/05/25 - 03:33 pm

Assomada, 21 Mai (Inforpress) – Docentes, investigadores e profissionais nacionais e internacionais reuniram-se hoje em Santa Catarina (Santiago), para reflectirem sobre os desafios, práticas e inovações no ensino das artes em Cabo Verde, durante o primeiro fórum internacional de Educação Artística.

Em declarações à Inforpress, o delegado do Ministério da Educação de Santa Catarina, Manuel do Rosário Tavares, realçou que esta iniciativa promovida em parceria com a Faculdade de Educação e Desporto (FaED) da Universidade de Cabo Verde (Uni-CV), teve como objectivo promover a arte e dar uma outra dinâmica e outro impulso à disciplina Educação Artística.

Segundo ele, no evento internacional os especialistas da área da Educação Artística vão ainda discutir e reflectir sobre o papel da arte no desenvolvimento social, emocional e intelectual dos estudantes.

Na ocasião, lembrou que a Educação Artística é uma disciplina obrigatória leccionada no Ensino Básico (1.º, 2.º e 3.º ciclos) e no Ensino Secundário, insistindo que esta área importante para o desenvolvimento cognitivo, da criatividade e da autonomia das crianças precisa de uma “outra dinâmica e outro impulso”.

A presidente da FaED, Aleida Furtado, por seu lado, disse que a ideia do fórum "pensar com arte, o lugar da arte na educação" é reflectir as diferentes formas de potencializar a Educação Artística nos diferentes sub-sistemas de ensino.

Avançou ainda que a universidade pública vai aproveitar este evento internacional para promover o curso de Educação Artística que, segundo ela, nos últimos tempos tem tido baixa procura dos jovens.

Estarão em discussão, entre outros temas, “a importância da arte no desenvolvimento psíquico-social das crianças”, “influências culturais do colonialismo português na origem do artesanato tradicional cabo-verdiano, e “a formação e a valorização dos professores das artes, Educação Artística na primeira pessoa: vivencias e desafios da arte na educação”.

O evento, que teve lugar no pólo III da Uni-CV, em Cruz Grande, Santa Catarina, contou com presença de professores de Educação Artística e coordenadores das delegações escolares de Santiago Norte, dirigentes da educação, estudantes da FAeD e autoridades municipais.

FM/ZS

Inforpress/Fim

Partilhar