Sal Rei, 27 Ago (Inforpress) – O plano de Acesso à Energia Sustentável e Acção Climática (SEACAP) da Câmara Municipal da Boa Vista começa a sair do papel, com o primeiro projecto “revitalização Salinas de Sal Rei” já em curso.
Conforme avançou hoje, à Inforpress, o autarca Cláudio Mendonça, o plano foi elaborado em parceria com entidades locais, nacionais e internacionais, e posiciona a ilha da Boa Vista como um dos municípios-piloto de Cabo Verde nesta iniciativa.
O plano visa mitigar os efeitos das alterações climáticas, combatendo riscos ambientais como a seca severa, erosão costeira, enquanto se aposta em energias limpas e renováveis.
Segundo o edil, o primeiro projecto a ser implementado é o da revitalização das Salinas de Sal Rei, que está em fase final de preparação, com um arquiteto local a desenvolver o plano.
A obra, que deverá ter inicio ainda este ano, é financiada pela cooperação luxemburguesa (LuxDev), em parceria com a Câmara e o Ministério do Ambiente e Agricultura.
A par desta iniciativa, Cláudio Mendonça mencionou um projecto já em curso para a substituição de todas as lâmpadas da ilha, uma medida de eficiência energética alinhada com as metas de mitigação do SEACAP, que conta com a participação de várias instituições e faz parte das acções de mitigação do plano.
Quanto aos desafios, Mendonça sublinhou a necessidade urgente de investimentos em infraestrutura de drenagem de águas, destacando que as recentes chuvas no país reforçaram a importância de tais obras.
O autarca considerou que a obtenção de crédito para a Câmara é fundamental para financiar estas intervenções e proteger a ilha das consequências da imprevisibilidade climática.
No que toca à Polícia Municipal, cuja criação foi aprovada na mesma sessão que o SEACAP, Mendonça confirmou que o processo está a seguir os trâmites normais de recrutamento e formação, e a expectativa é que entre em efetividade no final de 2025 ou, o mais tardar, no primeiro semestre de 2026.
MGL/JMV
Inforpress/Fim
Partilhar