Boa Vista: Governo reforça apoio social na ilha com inauguração de nova Delegação do ICCA e Centro de Dia

Inicio | Sociedade
Boa Vista: Governo reforça apoio social na ilha com inauguração de nova Delegação do ICCA e Centro de Dia
05/12/25 - 03:40 pm

Sal Rei, 05 Dez (Inforpress) – O Governo concretizou hoje um "marco" no reforço da política social na Boa Vista inaugurando a nova Delegação do Instituto Cabo-verdiano da Criança e do Adolescente (ICCA) e o Centro de Dia de Sal Rei.

O acto decorreu no Condomínio Salinas, em frente ao armazém da Moave, onde passa a funcionar a nova Delegação do Instituto Cabo-verdiano da Criança e do Adolescente (ICCA) e o Centro de Dia de Sal Rei, estruturas que visam garantir um apoio mais próximo às famílias e fortalecer os mecanismos de protecção social para menores em situação de vulnerabilidade.

Em declarações à Inforpress, o ministro da Família, Inclusão e Desenvolvimento Social, Fernando Elísio Freire, afirmou que o Governo tem vindo a cumprir os compromissos assumidos com a ilha, destacando que a elevação da antiga unidade do ICCA, que antes dependia da ilha do Sal, a Delegação e a abertura do novo Centro em Sal Rei vêm juntar-se ao Centro de Dia já em funcionamento no Rabil.

O ministro apontou ainda o reforço das redes de acesso ao pré-escolar, a assinatura de um contrato com a câmara municipal para melhorar e criar novos jardins de infância e creches, e a expansão do Rendimento Social de Inclusão e da Pensão Social, de idosos, com aumento para 7 mil escudos no próximo ano, como provas do empenho na ilha.

Para o futuro, Elísio Freire prometeu alargar as redes de Centros de Dia para a Zona Norte e localidades da Boa Vista e expandir o acesso a creches, considerando a existência de uma grande lacuna.

Por sua vez, a presidente do ICCA, Zaida Freitas, classificou o momento como de “grande alegria e satisfação”, realçando a importância da nova Delegação e Centro de Dia.

O espaço está preparado para receber 50 crianças de diferentes turnos escolares, e destina-se a ser um “espaço seguro” para estudar, mas também para desenvolver competências pessoais, emocionais e de autoprotecção.

Zaida Freitas destacou que além das actividades culturais, desportivas e recreativas, e de assegurar uma refeição quente e um lanche, o Centro terá toda uma equipa preparada para trabalhar com as famílias, e que o objectivo é melhorar as competências parentais e promover a aproximação das famílias à escola, face aos desafios do “álcool, droga, delinquência, internet e situações de violência”.

“A responsabilidade maior é sempre da família, mas por várias razões, às vezes a família não consegue cumprir a sua obrigação, então é aí que nós temos que entrar”, concluiu a presidente do ICCA, apelando à colaboração de vizinhos, comunidade e sociedade civil para a protecção das crianças.

MGL/ZS

Inforpress/Fim

Partilhar