Mindelo, 31 Mai (Inforpress) – A organização ambiental Biosfera Cabo Verde registou, nos últimos dias, dois ninhos de tartaruga na reserva natural de Santa Luzia, encontrados num período que não é usual para a desova.
Conforme informações da organização não-governamental (ONG) ambiental, divulgadas na sua página numa rede social, os ninhos foram confirmados pela equipa que se encontra na ilha para a primeira sessão da campanha de limpeza na Praia dos Achados e que acreditam que a desova poderá ter acontecido entre os dias 24 e 25 de Maio, dias em que a equipa chegava à reserva.
A nidificação, segundo a mesma fonte, aconteceu na Praia Francisca, mas num período que não é usual haver desova, uma vez que, normalmente, a campanha de tartarugas arranca a 01 de Junho.
“Portanto, este é o registo dos primeiros ninhos da temporada numa época que ainda não é habitual registar a nidificação nas nossas ilhas”, explicou a Biosfera nessa publicação.
Entretanto, a 24 de Abril último, a equipa que estava na ilha para estudos do Projecto de Tubarões e Raias, já tinha assinalado um rasto de tartaruga, mas sem ninho também numa época que não é habitual haver nidificação.
“Isso mostra a importância de realizarmos a campanha de limpeza nesta praia o mais cedo possível”, pontuaram os responsáveis da ONG, referindo-se à campanha marcada para 24 de Maio a 13 de Junho.
A reserva de Santa Luzia tem, neste momento, 50 ou mais toneladas de lixo acumuladas para serem retiradas e para as quais se procuram soluções, tal como avançou antes à Inforpress o então presidente da Biosfera, Tommy Melo.
Uma quantidade de lixo que não coaduna com a realidade da ilha que, normalmente, recebe de Junho a Outubro centenas de fêmeas nidificantes de tartaruga-comum (caretta caretta).
LN/HF
Inforpress/Fim
Partilhar