Cidade da Praia, 10 (Inforpress) - Os bancos comerciais da cidade da Praia dizem ter recebido moedas do Banco de Cabo Verde (BCV), para poder atender à demanda dos clientes, mas em quantidade reduzida.
Esta situação foi verificada hoje pela Inforpress numa ronda que efectuou hoje a cinco bancos comerciais, na Praia.
Dos que aceitaram dar entrevista afirmaram que esta situação tem gerado constrangimentos no atendimento aos clientes.
Afirmam que neste momento prestam esse serviço mediante a quantidade de moeda disponível.
Por isso, apelam à reposição de "maior quantidade" que permite a circulação para que os que trabalham no ramo da compra e venda ter dinheiro "suficiente" para passar trocos.
No dia 02 de Outubro, o governador do Banco de Cabo Verde (BCV), Óscar Santos, anunciou que o banco central tinha acabado de reforçar a circulação monetária com a injecção de 1,4 milhão de moedas no mercado entre Julho e Setembro em relação a um, cinco e 10 escudos.
Afirmou ainda, que até finais de Outubro será injectado moedas de 20 escudos e que até em Novembro será colocado cerca de 5 milhões de moedas em circulação directamente para os bancos.
Apesar deste anúncio, a Inforpress numa ronda afectuada no dia 06 de Outubro, a diversos espaços comerciais, atendentes e proprietários relataram problemas na gestão do troco.
Sustentaram ainda que não sentiram os efeitos do reforço de mais de um milhão de moedas anunciado pelo Banco de Cabo Verde, apontando que a escassez continua a afectar as transacções diárias.
DG/ZS
Inforpress/Fim
Partilhar