São Filipe, 25 Nov (Inforpress) – O candidato do MpD à presidência da câmara de São Filipe, António Cardoso, defendeu hoje a criação de uma Zona de Desenvolvimento Agrário para potenciar a agricultura e pecuária no eixo sul do município.
Em acção de campanha na vila de Patim pela segunda vez, António Cardoso disse que a Zona de Desenvolvimento Agrário visa aproveitar a rede de água existente, através de sistema de gravidade e dos furos, para intensificar a agricultura e pecuária, sobretudo horticultura e fruticultura.
O candidato disse que tem garantia do Governo de que será instalada um sistema de dessalinização de água na ilha para beneficiar a agricultura e a pecuária.
Referiu que com a zona de desenvolvimento agrário será reabilitada as infraestruturas agrícolas, como o centro pós-colheita de Monte Barro e incentivar à horticultura e fruticultura de forma empresarial com o uso de estufas agrícolas e forte componente formativa.
Transformar a ilha num centro agroindustrial, com foco na agregação de valor aos produtos agrícolas e estratégias para comercialização e escoamento é um dos objectivos da criação da zona de desenvolvimento agrário.
Para a zona sul, onde se registou nos últimos anos a “ausência do poder local e o abandono da população” com “muitas promessas não cumpridas”, como estádio municipal, praça digital, posto de saúde e iniciativas para a juventude, António Cardoso apresentou propostas focado na habitação, agricultura, infraestrutura e mobilidade.
Para a vila de Patim prometeu a sua requalificação com melhoria dos acessos, construção de um estádio municipal adequado para competições oficiais e fomentar o desporto, construção de equipamentos de saúde, incluindo um posto de saúde que funcionará diariamente com enfermeiro e atendimento médico regular, planificação de novos assentamentos para urbanizações.
Em São Filipe, concorrem ao cargo de presidente Nuías Silva (PAICV), António Cardoso (MpD) e Egídio de Pina (UCID).
Nas eleições de 2020, o MpD conquistou 14 câmaras municipais, enquanto o PAICV dominou em oito.
JR/AA
Inforpress/Fim
Partilhar