São Filipe,14 Nov (Inforpress) – O início da campanha eleitoral para as autárquicas de 01 de Dezembro no município de São Filipe foi marcado por um clima de tranquilidade com apenas uma das três candidaturas a iniciar as actividades às 00:00.
Das três candidaturas, a do Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV) foi a primeira a iniciar a campanha com fixação de material de propaganda eleitoral sem utilização de equipamentos sonoros ou batucadas para garantir a tranquilidade da população.
As candidaturas do Movimento para a Democracia (MpD) e da União Cabo-verdiana Independente Democrática (UCID) decidiram iniciar as suas actividades a partir das 08:00 com fixação de material de propaganda eleitoral na cidade e interior do município e com contactos personalizados, respectivamente.
A sede da campanha do MpD, situada na alameda de Cruz dos Passos, a uma distância de aproximadamente 100 metros da sede do PAICV, assim como a sede da UCID instalada no bairro III Congresso, estavam fechadas.
Quer o MpD, quer o PAICV, através dos respectivos mandatários, Filipe Santos e João Domingos Barbosa, respectivamente, utilizaram a estratégia de não incomodar a população nas primeiras horas.
A candidatura do MpD agendou para o primeiro dia da campanha, além da fixação de cartazes, arruadas e contacto com as pessoas no centro da cidade e porta a porta.
A candidatura do PAICV além da fixação dos materiais realizou na manhã de hoje uma passeata pelo centro de cidade com contactos com eleitores no mercado e nas ruas da cidade.
À tarde faz comício na localidade de Monte Tabor (norte) cumprindo a tradição de realizar a primeira actividade nesta comunidade onde este partido sai sempre vencedor.
A candidatura da UCID vai abrir a campanha na localidade de Achada Mentirosa com um encontro/convívio com seus apoiantes e contactos porta a porta.
O coordenador regional da UCID, António Cardoso Pires, disse que vai realizar uma campanha cívica sem comícios e em cada dia os integrantes das listas e apoiantes vão estar numa localidade diferente.
Em São Filipe concorrem ao cargo para presidente Nuias Silva (PAICV), António Cardoso (MpD) e Egídio de Pina (UCID).
Nas eleições de 2020 o Movimento para a Democracia (MpD) conquistou 14 câmaras municipais, enquanto o Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV) dominou em oito.
JR/AA
Inforpress/Fim
Partilhar