
Lisboa, 06 Dez (Inforpress) – A Comissão de Recenseamento Eleitoral de Cabo Verde em Portugal (CRE-PT) avisou hoje que o recenseamento eleitoral dos cidadãos naquele país continua a ser realizada na Secção Consular da Embaixada de Cabo Verde, em Lisboa.
A mesma fonte informou que recenseamento decorre de segunda-feira a sexta-feira, das 09:00 às 17:00.
De acordo com a CRE-PT, todo o cidadão cabo-verdiano que goza de capacidade eleitoral activa nos termos da lei, deve e pode efectuar o seu recenseamento, mediante a apresentação do bilhete de identidade, CNI ou passaporte, mesmo que estejam fora de validade.
Caso o cidadão cabo-verdiano não tenha os documentos de identificação referidos, pode realizar o seu recenseamento provisório e terá, nos termos da lei, um período não superior a 30 dias para apresentar o documento de identificação, sob pena de ser eliminada a sua inscrição provisória, de acordo com a mesma fonte.
A CRE-PT, liderada pelo diplomata Rito Correia, apela ainda a todos os cidadãos que tenham feito o seu recenseamento em Cabo Verde ou qualquer outro país, mas que agora residem em Portugal, que se dirijam à Embaixada de Cabo Verde em Portugal para atualizar a sua inscrição no caderno eleitoral.
No entanto, a mesma fonte informou que já abriu candidaturas para recrutamento de 20 agentes de recenseamento eleitoral, que termina a 12 de Dezembro, visando garantir o recenseamento do maior número de cidadãos cabo-verdianos na diáspora.
Os agentes selecionados serão contratados por um período de cinco meses, com a missão de apoiar a campanha de recenseamento eleitoral junto da comunidade cabo-verdiana residente em Portugal.
A CRE Portugal e os seus respectivos membros têm, de entre várias competências, a responsabilidade de incentivar e dinamizar o recenseamento, promover as transferências de inscrições nos cadernos eleitorais, prestar esclarecimento sobre o recenseamento, entre outros.
O presidente da CRE é responsável por representar e garantir o bom funcionamento da comissão, coordenar e dinamizar todos os trabalhos da comissão de recenseamento.
O presidente da CRE-PT, Rito Correia, e os membros efectivos Benvinda Barbosa, Mário Carvalho, Daniel Évora, que transitou para a nova CRE, e Iolanda da Veiga, e os suplentes Silva de Jesus Correia e Gelson Rodrigues, foram empossados no passado dia 03 de Dezembro.
FM/AA
Inforpress/Fim
Partilhar