São Filipe, 16 Nov (Inforpress) – O candidato do Movimento para a Democracia (MpD) às eleições de 01 de Dezembro, António Cardoso, apresentou as suas propostas para o mundo rural focado no desenvolvimento da agricultura e pecuária.
Numa acção de campanha na zona de Monte Tabor/Às-Hortas e Alvito (norte) o candidato destacou o “grande” potencial agrícola e pecuário dessas localidades e delineou as suas principais propostas para impulsionar o sector e fortalecer a economia.
António Cardoso enfatizou a importância da empresarialização da agricultura e da pecuária, focalizado na produção, conservação e distribuição de produtos, mas lembrou que isso implica criar um mercado maior e atrair mais pessoas através de um turismo especializado.
“Temos pessoas na diáspora interessadas em investir na ilha, e a nossa proposta é mobilizar mais água para irrigação e criação de gado, apoiando aqueles que desejam dedicar-se ao sector agropecuário”, afirmou o candidato.
Entre as medidas propostas António Cardoso mencionou o aproveitamento do ecossistema de financiamento existente no Ministério da Agricultura e Ambiente, que, segundo o mesmo, tem cerca de 185 mil contos disponíveis para financiar estufas agrícolas e mais 184 mil contos para apoiar criadores na construção de currais, na melhoria de raças e aquisição de outros factores de produção.
“É necessário que a câmara esteja próxima das pessoas, mostrar as oportunidades disponíveis e incentivar os empreendedores a se formalizarem para acederem aos financiamentos existentes”, destacou o candidato.
Segundo o mesmo, é notória a existência de um descontentamento generalizado com a ausência de iniciativas do poder local nos últimos quatro anos o que impede, sobretudo a população rural de usufruir das oportunidades de financiamento existentes para a melhoria das suas condições de vida.
O programa da candidatura do MpD aposta no desenvolvimento da agricultura e pecuária familiar, mas ressaltou que o papel do presidente é dialogar com agricultores e criadores e mobilizar pessoas para acederem aos mecanismos de financiamento.
Em São Filipe, concorrem ao cargo de presidente Nuías Silva (PAICV), António Cardoso (MpD) e Egídio de Pina (UCID).
Nas eleições de 2020, o Movimento para a Democracia (MpD) conquistou 14 câmaras municipais, enquanto o Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV) dominou em oito.
JR/ZS
Inforpress/Fim
Partilhar