Achada Igreja, 23 Dez (Inforpress) – O presidente da Câmara Municipal de São Salvador do Mundo (Picos) estimou hoje que as obras da requalificação urbana da cidade de Achada Igreja, projecto financiado pelo Banco Mundial (BM), arranquem no primeiro semestre de 2025.
Ângelo Vaz falava em declarações à Inforpress, à margem da apresentação do ante-projecto de requalificação urbana do centro histórico da cidade de Achada Igreja, que contou com presença de munícipes de várias localidades desse município santiaguense, e de representantes do BM e do Ministério das Infra-estruturas, Ordenamento do Território e Habitação (MIOTH).
“As obras vão arrancar no primeiro semestre de 2025, porque as obras estão muito bem encaminhadas. É uma alegria e satisfação para nós estar a receber a equipa do BM e da Unidade de Gestão de Projeto (UGP) para fazer a apresentação do anti-projecto desta grande obra”, indicou o autarca.
Ângelo Vaz, que tomou posse recentemente para terceiro mandato (2024-2028), sublinhou que este investimento vai transformar Picos e a cidade de Achada Igreja e dar melhores condições tanto aos residentes como também aos visitantes.
Sem, no entanto, avançar, o montante do referido projecto, informou que após a socialização do ante-projecto e do projecto final passa-se à fase de lançamento do concurso para que as obras possam avançar no primeiro semestre de 2025.
Segundo garantiu, o projecto da requalificação de Achada Igreja já conta com financiamento garantido do BM, passa pela construção de uma rua alternativa, asfaltagem da via principal, construção de uma nova rede de electricidade, construção do miradouro Boa Esperança, parque de estacionamento, instalação de equipamentos urbanos modernos, bem como incentivo à pintura das fachadas das casas.
“Recebendo estes investimentos, a cidade de Achada Igreja vai tornar-se mais dinâmica e mais versátil, e numa das pequenas urbes mais bonitas de Cabo Verde”, perspectivou o edil salvadorenho.
FM/JMV
Inforpress/Fim
Partilhar