Assomada, 15 Nov (Inforpress) – O candidato do PAICV à presidência da Câmara Municipal de Santa Catarina expressou hoje a sua preocupação com a situação das localidades de Furna, Arribada e Pingo Chuva e prometeu “mudança” a essas comunidades.
Armindo Freitas avançou que essas localidades, incluindo também a comunidade de Ribeirão Isabel, possuem características parecidas, mas que “enfrentam um estado de abandono”, pelo que realçou que há necessidade “urgente” de apoio para as famílias dessas comunidades.
Para essas comunidades, a candidatura do PAICV propõe avançar com o projecto de habitação social que visa reabilitar casa das famílias, construção de casas de banho de forma a permitir-lhes ter uma habitação condigna assim como a consagrada na Constituição da República de Cabo Verde.
O partido destaca que estas melhorias são cruciais para a diminuição da vulnerabilidade das famílias e para a promoção da dignidade humana.
Além do foco em habitação, a candidatura se compromete a apoiar a subsistência económica das famílias, que na sua maioria depende da agricultura e da criação de gado, com a disponibilização de um fundo para fortalecer as actividades agrícolas e pecuárias, tornando-as sustentáveis e fontes de renda para as famílias, e facilitando assim o custeio da educação dos filhos e cuidados de saúde.
Outra questão abordada durante a apresentação das propostas foi a necessidade de melhorar as acessibilidades nas comunidades, onde o candidato enfatizou a importância de trabalhar na manutenção das estradas e na reabilitação de caminhos vicinais, de modo a garantir que crianças e idosos possam se deslocar de forma segura e tranquila dentro de seus bairros.
Com estas iniciativas, Armindo Freitas avançou que a candidatura visa não apenas o desenvolvimento das comunidades, mas também a promoção do bem-estar social e da dignidade dos cidadãos de Furna, Arribada, Pingo Chuva e Ribeirão Isabel.
No município de Santa Catarina de Santiago concorrem ao cargo para presidente da câmara Jacinto Horta (MpD), Armindo Freitas (PAICV), Adelgisa Monteiro (UCID) e Félix Cardoso (S-SAT).
Nas eleições de 2020, o Movimento para a Democracia (MpD) conquistou 14 câmaras municipais, enquanto o Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV) dominou em oito.
MC/ZS
Inforpress/Fim
Partilhar