tárquicas 2024/Sal: “A governação tem mantido as pessoas na pobreza para condicioná-las” - Aldirley Gomes
Aldirley Gomes fez essa afirmação durante o seu primeiro comício na cidade de Espargos, advertindo que a ilha do Sal “merece reivindicação e mais consideração” de todos.
“Eleição é assunto sério, matéria de desenvolvimento e de vida de cada um de nós. É um assunto de responsabilidade e, portanto, ele tem de ser tratado de forma sóbria, sem euforia de festa, de paródia, para podermos compreender e refletir qual é a situação que estamos a passar nesta ilha”, notou.
Por isso defendeu que não deveria fazer da campanha eleitoral um contexto de festa, quando ainda na ilha há famílias que não conseguem colocar comida nas suas mesas ou com necessidade de tratamento, e a ilha “não tem conseguido dar resposta” neste sentido.
Para Aldirley Gomes, os cabo-verdianos estão “sem solução e reféns de exploração” em benefício de interesses que “não os beneficia”, e que quem pensar em apresentar uma nova visão “é atropelado”.
A candidatura da UCID sublinhou que é preciso “resgatar a democracia do desenvolvimento” e, para isso, Aldirley Gomes apelou a todos a participarem ativamente “sem nenhum tipo de restrição, liberdade de participação política ou de organização política”.
Propôs instituir aquilo que chama democracia deliberativa, que conforme o mesmo, significa que “devem consultar todos os cidadãos” sobre projectos que querem para a ilha e promover discussões nas comunidades.
Sublinhou ainda que em mais de 30 anos de municipalismo, todos os mandatos anteriores deram prioridade à requalificação urbana, destacando que não é contra a requalificação, mas que a ilha não pode ser sustentada apenas com calçadas e asfalto.
“Na nossa opção de governação, nós também continuamos, sim, a fazer calcetamentos, a promover requalificação urbana, mas na nossa governação também decidimos, essencialmente sobre criação de riqueza, na promoção de economia, na promoção de independência financeira e na promoção da autossuficiência dos cidadãos”, concluiu.
Na ilha do Sal concorrem ao cargo para presidente da Câmara Municipal Aldirley Gomes (UCID), Júlio Lopes (MpD) e José Paixão (PAICV).
Nas eleições de 2020 o MpD conquistou 14 câmaras municipais, enquanto o PAICV dominou em oito.
NA/AA
Inforpress/Fim
Partilhar