Cidade Velha, 21 Nov (Inforpress) - O candidato do PAICV à presidência da Câmara Municipal de Ribeira Grande Santiago, nas eleições autárquicas de 01 de Dezembro comprometeu-se hoje a dotar o sítio histórico de Cidade Velha de pedonal, nos próximos quatro anos.
Nelson Moreira, candidato à sua própria sucessão, falava à Inforpress à margem das visitas programadas para hoje a Belém e Tronco, observando que o projecto para dotar o Sítio Histórico de uma pedonal “existe, faz sentido e vai dar um outro alento e visual” à localidade.
“No final de semana, por exemplo, a Cidade Velha está cheia de viaturas impedindo a circulação das pessoas e dos visitantes, pelo que a transformação da área numa pedonal permitirá melhor organização, tanto a nível de tráfego como do negócio ambulante”, justificou.
O candidato avançou ainda que a zona vai ser requalificada, e embelezada com introdução de árvores, plantas e bancos, tornando o sítio num lugar “mais atractivo e aprazível”.
“Mas também toda aquela encosta vai ser alvo de intervenção, permitindo um novo visual. A calçada da estrada de acesso, com piso irregular, à entrada da cidade até à parte baixa, vai ser substituída. Portanto, é um conjunto de projectos financiado pelo Governo e Banco Mundial no sentido de dar a Cidade Velha um outro ‘up’”, indicou.
Há quatro anos à frente da Câmara Municipal de Ribeira Grande, Nelson Moreira explicou que “a maior dor de cabeça” tem sido a preparação de zonas de expansão e distribuição de terrenos para que as pessoas possam construir casa própria, dada a restrição de construção a nível vertical.
“Mas também na horizontal não temos terrenos dentro da cidade para construir. Então, há que trabalhar junto de parceiros no sentido de novas centralidades, para possibilitar os jovens e mulheres terem terrenos para construir as suas habitações”, desejou, renovando a convicção de estar melhor preparado para conduzir os destinos de Ribeira Grande de Santiago por mais um mandato de quatro anos.
Na Ribeira Grande de Santiago, concorrem ao cargo para presidente da câmara Nelson Moreira (PAICV), Domingos Veiga Mendes (MpD) e Cláudia Almeida (Independente).
Nas eleições de 2020, o Movimento para a Democracia (MpD) conquistou 14 câmaras municipais, enquanto o Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV) dominou em oito.
SC
Inforpress/Fim
Partilhar