Sal Rei, 24 Nov (Inforpress) – O candidato da UCID a presidente da Câmara Municipal da Boa Vista, Valdir Monteiro, denunciou hoje a situação da lixeira municipal e apresentou alternativas, como a incineração, para a gestão dos resíduos sólidos da ilha.
Valdir Monteiro, que esteve hoje na lixeira municipal, classificou de “lamentável”, onde até criam e alimentam porcos, situações que considera colocarem em risco a saúde da população e prejudicarem a imagem turística da ilha.
“Tenho brigado muito com os meus alunos para não deitar lixo no chão para não vá parar ao mar, plástico em especial, mas quando cheguei aqui acabei por encontrar uma lixeira a céu aberto com muro que não faz nenhum impedimento do lixo deslocar do lugar”, afirmou Valdir Monteiro.
O candidato da União Cabo-verdiana da Independente e Democrática (UCID) disse serem urgentes soluções para a gestão dos resíduos sólidos na Boa Vista, porque o problema tende a piorar considerando a existência de hotéis, a quantidade de lixo produzido diariamente e o crescimento da ilha.
Monteiro indicou que a plataforma da UCID propõe a inceneração do lixo, em vez do dito “aterro controlado” a céu aberto, que poderá combater a situação, e vai de acordo com o objectivo de produção de energia renovável que também vai beneficiar a agricultura e a pecuária.
O presidente da UCID, João Santos Luís, que está na ilha para apoiar a campanha, reforçou a importância da preservação do meio ambiente para o desenvolvimento do turismo, e criticou tanto o poder local como o Governo pela má gestão dos resíduos sólidos no país.
Na corrida à presidência da Câmara Municipal da Boa Vista concorrem Valdir Monteiro (UCID), João Spencer (MpD) e Cláudio Mendonça (PAICV).
Nas eleições de 2020, o MpD conquistou 14 câmaras municipais, enquanto o PAICV elegeu oito presidentes de câmara.
MGL/HF
Inforpress/Fim
Partilhar