Cidade da Praia, 15 Nov (Inforpress) – A candidatura do partido Pessoas, Trabalho e Solidariedade (PTS), às autárquicas de 01 de Dezembro, prometeu hoje trabalhar para desenvolver um projecto a nível de saneamento que abrange a recolha, separação, tratamento e reutilização do lixo.
“O sector do saneamento pode ser também mais explorado, de modo a criar empregos, contribuir para a economia local e além disso deixar a cidade da Praia mais limpa”, disse Carlos Lopes durante uma acção de campanha realizada hoje na zona de Ponta d´Água, São Pedro e Palmela.
Para este candidato, o sector do saneamento é muito importante para o desenvolvimento de qualquer município, uma vez que abrange também outras áreas como a saúde, a questão do bem-estar das pessoas e está relacionado também com o meio ambiente.
“Já vimos que recolher o lixo apenas não é a melhor alternativa, porque se continuarmos com esta ideia estamos a convidar as pessoas a produzirem mais lixo”, referiu explicando que a ideia é trabalhar na sensibilização juntos das escolas, associações comunitárias e Organizações não Governamentais (ONG) no sentido de consciencializar a população sobre esta problemática que, no seu entender, deve ser partilhada.
Explicou que o projecto prevê a recolha, separação, tratamento, reutilização de lixo, capacitação dos profissionais e criação de uma estrutura apropriada que permita fazer todo processo.
O candidato, que é também presidente do PTS constatou ainda que muitas localidades na capital do país não têm ainda acesso à água e outras têm grande deficit de abastecimento.
“Sendo um bem básico de primeira necessidade, vamos trabalhar fortemente junto das empresas para facilitar e acelerar o processo de ligação de água e criar projecto específico de acordo com os desafios de cada bairro”, afirmou.
Neste sentido, avançou que, caso for eleito presidente da câmara, vai realizar um estudo com um plano detalhado e trabalhar para que cada casa tenha água de forma efectiva.
A nível da pobreza, prometeu uma forte aposta na justiça social e um "djuntâ mo" junto do poder central já que a questão do combate à pobreza é transversal e exige trabalho conjunto.
Na Praia, concorrem ao cargo para presidente da câmara Francisco Carvalho (PAICV), Abraão Vicente (MpD), Romeu de Lurdes (PTS) e Juciliano Vieira (UCID).
Nas eleições de 2020, o Movimento para a Democracia (MpD) conquistou 14 câmaras municipais, enquanto o Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV) dominou em oito.
AV/ZS
Inforpress/Fim
Partilhar