Cidade das Pombas, 20 Nov (Inforpress) - A UCID propõe cooperação com proprietários de terras no Paul para disponibilizar parcelas agrícolas aos jovens, de modo a diminuir a taxa de desemprego, a fuga da juventude para outras ilhas e desenvolver a agricultura.
A questão da desertificação é um problema que assola a ilha de Santo Antão, sendo mais evidente nas zonas rurais e a agricultura, a principal atividade da região de Penedo, da região de Janela, onde o candidato Anilton Fernandes, da União Cabo-verdiana Independente e Democrática (UCID), está há dois dias em visita.
A disponibilização de parcelas agrícolas para a exploração, pelos jovens poderá colmatar os problemas na agricultura, no desemprego e na desertificação, na visão da UCID.
“Sabemos que cada palmo de terreno no Paul tem dono, então propomos, em cooperação com os proprietários, pedir alguns hectares de terreno, arrendados e colocamos os terrenos à disponibilidade dos jovens e estes deverão pagar uma taxa”, explicou o candidato.
Na linha da proposta deste candidato, que quer fazer história pela UCID, no dia 1 de Dezembro, com a sua eleição, os proprietários disponibilizam o terreno em arrendamento à câmara, que o divide em parcelas agrícolas e entrega aos jovens, que, por sua vez, indicou, precisam sempre pagar uma taxa à autarquia, que a reencaminha aos proprietários.
A localidade de Aguada é um espaço que, para a UCID, precisa de ser explorado para a prática agrícola, ou seja, o candidato pretende transformar Aguada numa “Casa de Meio” à semelhança do Porto Novo, em que o Estado distribuiu parcelas agrícolas em 2018 a jovens para a prática da agricultura.
No Paul concorrem ao cargo de presidente da câmara municipal Adilson Fernandes (MpD), Anilton Fernandes (UCID) e Hilarino da Luz (PAICV).
Nas eleições de 2020, o MpD conquistou 14 câmaras municipais, enquanto o PAICV dominou em oito
SN/AA
Inforpress/Fim
Partilhar