Cova Figueira, 20 Dez (Inforpress) – O presidente da Câmara Municipal de Santa Catarina do Fogo, Alberto Nunes, despede-se hoje da presidência dessa edilidade com um balanço que o próprio considera positivo e com um “legado amplamente reconhecido”.
Após dois mandatos consecutivos (2016-2020 e 2020-2024), Alberto Nunes despede-se destacando a “transformação significativa” do município de Santa Catarina do Fogo, através da promoção do desenvolvimento e fortalecimento das relações político-partidárias.
“Trabalhamos desde o primeiro dia do nosso mandato até ao último dia, criando um bom ambiente político-partidário e investindo em todos os sectores e localidades do município”, afirmou o presidente, agora cessante.
Entre os marcos alcançados, Alberto Nunes destacou a reabilitação de jardins e escolas, a requalificação urbana, melhorias no sector desportivo, como o arrelvamento do estádio municipal Monte Pelado, construção de placas desportivas e formação de árbitros e treinadores.
No campo social, apontou a construção/reabilitação de 112 habitações sociais em oito anos, as melhorias na acessibilidade e a aquisição de novas viaturas que, segundo o presidente cessante foram acções que transformaram o concelho de Santa Catarina do Fogo.
A administração também priorizou o pagamento de dívidas antigas da câmara municipal relacionados com o edifício de Paços de Concelho e outras dívidas, mas sublinhou que durante a sua governação, o sector das pescas, “tradicionalmente negligenciado”, recebeu investimentos significativos, como a entrega de casas, redes de adução de água, máquinas de gelo e capacitação para os pescadores, o que permitiu a melhoria de qualidade de vida.
Alberto Nunes orgulha-se de entregar um município “mais atractivo, competitivo e desenvolvido” e destacou o aumento de investimentos públicos e privados, a circulação de pessoas e bens e um nível de vida melhor para os habitantes.
"Temos hoje um município menos pobre, com mais empregos e maior poder de compra", ressaltou o presidente cessante.
Apesar dos avanços, Alberto Nunes reconheceu que alguns projectos estruturantes permaneceram por concluir, como a construção da via alternativa e a conclusão da requalificação da cidade de Cova Figueira, a construção das vias de acesso de Estância Roque-Cabeça Fundão e Roçada-Alcatraz.
“É unânime que fizemos um excelente trabalho nestes oito anos. O município que deixamos é muito diferente daquele que encontramos em 2016, reconhecido pela maioria e projectado a nível nacional e internacional, especialmente junto à nossa diáspora", concluiu Alberto Nunes que defendeu que com a sua saída deixa um legado de progresso e um exemplo de dedicação à gestão pública em Santa Catarina do Fogo.
A partir de hoje o município de Santa Catarina do Fogo passa a ser governado pelo professor Manuel Fernandes Teixeira, conhecido por “Lode”, que venceu as eleições autárquicas de 01 de Dezembro pela lista do PAICV.
JR/HF
Inforpress/Fim
Partilhar