Autárquicas 2024/Boa Vista: Candidato do MpD “chocado” com situação da lixeira e pocilga quer desenvolvimento turístico em toda ilha

Inicio | Autárquicas
Autárquicas 2024/Boa Vista: Candidato do MpD “chocado” com situação da lixeira e pocilga quer desenvolvimento turístico em toda ilha
21/11/24 - 02:53 pm

Sal Rei, 21 Nov (Inforpress) – O candidato do MpD à câmara municipal, João Spencer, “chocado” com a situação da pocilga e lixeira municipal, quer levar o desenvolvimento turístico a toda a ilha para evitar consequências ambientais e riscos ao principal negócio local.

João Spencer, que visitou a Lixeira Municipal pela primeira vez, confessou ter ficado “triste” pela realidade encontrada numa ilha turística como Boa Vista em pleno século XXI, com todo esse plástico que, segundo o mesmo, vai parar no mar, transformando-se num problema global.

Segundo o mesmo, é preciso uma intervenção e busca de financiamento “urgente” para resolver este problema, relembrando que em 2016 quando foi eleito municipal, foi aprovado um conceito de um aterro sanitário para transformar o lixo e produzir energia.

“Temos que trazer o desenvolvimento turístico para toda a Boa Vista, incluir o interior da ilha, todas as localidades e encarar o problema do saneamento de forma integrada, para que possamos ter um verdadeiro conceito de economia verde, porque senão é o futuro da Boa Vista que estará em causa. A vedação foi um bom passo, mas agora precisamos de novas ideias” afirmou João Spencer.

O líder da candidatura do MpD criticou a autarquia por ainda não ter usado o montante do Fundo do Ambiente destinado à construção de uma nova pocilga, para resolver de vez o problema, indicando que já é hora de se ter ideias para o futuro da Boa Vista e não soluções de curto prazo para não colocar em risco o principal negócio da ilha, que é o turismo.

Na Boa Vista, concorrem ao cargo de presidente da câmara municipal João Spencer (MpD), Cláudio Mendonça (PAICV) e Valdir Monteiro (UCID).

Nas eleições de 2020, o Movimento para a Democracia (MpD) conquistou 14 câmaras municipais, enquanto o Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV) dominou em oito.

MGL/ZS

Inforpress/Fim.

Partilhar