Ribeira Grande, 21 Nov (Inforpress) – O desabamento de uma rocha na zona de Caibros, no município da Ribeira Grande, Santo Antão, destruiu propriedades agrícolas e cortou a conduta de água para rega, alertaram hoje os moradores.
Os moradores do vale de Caibros disseram à Inforpress que o desabamento de uma rocha ocorrido na noite de quarta-feira, 20, provocou a destruição de propriedades agrícolas e interrompeu uma conduta de água que abastecia vários terrenos agrícolas em Caibros.
O incidente ocorreu nas imediações da zona de Lombo Diogo/ Mã Classa, perto do tanque de abastecimento de água, destruindo parcialmente, pelo menos três propriedades de cultivo de cana-de-açúcar, sendo que uma ficou com maior rastro de destruição.
Os residentes informaram ainda que uma levada de conduta de água ficou destruída com a derrocada deixando Lombo Fajãzinha, Limoeiro e Djã de Manel Santos sem possibilidade receber água para a rega das propriedades.
O desabamento de rochas tem sido um problema recorrente na localidade de Caibros.
Segundo os moradores, no ano passado ocorreu um desabamento na mesma zona, e este ano também já tinha registado uma derrocada, mas que a queda de rocha desta quarta-feira, provocou mais estragos e prejuízos para os donos das propriedades agrícolas.
Caibros fica num vale com vocação agrícola, com muito cultivo de cana-de-açúcar, e uma das principais reivindicações da população local tem sido a construção de uma estrada de penetração no vale que fica isolado sempre que chove e ocorre cheias.
À Inforpress procurou obter mais informações junto do presidente da Associação dos Agricultores de Caibros e dos proprietários dos terrenos afectados, mas até ao momento não foi possível.
EL/CP
Inforpress/Fim
Partilhar