
Cidade da Praia, 11 Nov 2025 – Um estudo recente sobre o consumo de tabaco entre adolescentes em Cabo Verde mostra que quase 10 por cento (%) dos estudantes entre 13 e 15 anos já experimentaram fumar cigarros.
É o que aponta o Inquérito Global sobre Tabaco nos Jovens (GYTS), de 2023, realizado pelo Ministério da Saúde em parceria com o Ministério da Educação, com apoio da OMS e do CDC, divulgado hoje.
O levantamento indica que 3,9% dos alunos fumaram cigarros nos últimos 30 dias, sendo mais frequente entre rapazes (4,7%) do que entre raparigas (3,2%).
O uso de outros produtos de tabaco e de cigarros electrónicos também é preocupante: 5,2% já experimentaram outros produtos de tabaco e 8,2% testaram cigarros electrónicos.
Entre os jovens fumadores, 65,5% desejam parar e quase metade (49,8%) tentou deixar o hábito no último ano.
Ainda assim, a exposição ao fumo passivo é alta, com uma taxa de 38,4% a relatar ter sido expostos ao tabaco em locais fechados e 24,8% dentro de casa nos últimos sete dias.
O estudo mostra também que a publicidade continua impactando os jovens e cerca de 43,4% viram alguém fumar em filmes, vídeos ou programas de TV, 17,2% possuem objectos com logotipo de tabaco e 13% receberam cigarros grátis de representantes de empresas.
Apesar dos números, a conscientização sobre os riscos do tabaco é significativa.
94,9% dos adolescentes apoiam a proibição de fumar em locais públicos fechados, e quase todos reconhecem que o tabaco causa problemas sérios de saúde.
O GYTS 2023 ouviu 2.729 estudantes de 45 escolas em todo o país, proporcionando dados fundamentais para políticas de prevenção e controle do tabagismo entre jovens cabo-verdianos.
KA/SR//AA
Inforpress/Fim
Partilhar