
Espargos, 15 Nov (Inforpress) – A autarquia salense inaugurou hoje na localidade de Ribeira Funda, um Centro Multiuso, como um “símbolo do compromisso” da edilidade com o desenvolvimento local, o convívio comunitário e a promoção da juventude.
Durante o acto inaugural, o presidente da Câmara Municipal do Sal, Júlio Lopes, destacou a natureza colaborativa da obra, frisando que o projecto resultou de uma parceria entre a Câmara Municipal e a associação local, Jovens Unidos da Ribeira Funda (JURF).
“Eles propuseram esta ideia, nós abraçamos e construímos, e hoje estamos a inaugurar este espaço”, afirmou Lopes, sublinhando que este modelo de cooperação é central na estratégia municipal.
O edil salense adiantou que a infância e a juventude “são a principal prioridade da sua gestão”, mencionando a construção e inauguração de vários centros multiusos e jardins de infância em toda a ilha.
O autarca enfatizou ainda a importância de trabalhar lado a lado com a sociedade civil.
“Pensamos que a melhor forma de abordar a infância e a juventude é através da parceria com a comunidade, e não directamente pela câmara municipal (…) nós construímos e a gestão é sempre compartilhada”, disse, referindo-se à colaboração com igrejas, ONG e associações locais.
O novo Centro Multiuso insere-se num “vasto programa” de requalificação urbana da Ribeira Funda.
Júlio Lopes recordou o estado da localidade no início do seu mandato, descrevendo-o como uma localidade que “não havia nada”.
Desde então, continuou a mesma fonte, a autarquia tem levado a cabo um conjunto de intervenções transformadoras, nomeadamente, a asfaltagem de ruas e pavimentação de passeios com pavês, remodelação e reabilitação do polivalente e construção de espaços exclusivos para a juventude.
O autarca assegurou que o investimento em Ribeira Funda continuará, com a construção do jardim infantil, a começar em breve, e a promessa de outros equipamentos, com o objectivo de dar à localidade aquilo que "merece" e que se enquadra na melhoria da população de cada um dos bairros da ilha.
Em nome da associação JURF, o vice-presidente Raúl Estrela destacou a importância do novo espaço e da parceria rubricada com a autarquia.
"É uma satisfação enorme e é uma mais valia para a nossa comunidade já que vai servir tanto os jovens como os idosos que também poderão aproveitar este espaço”, declarou.
O evento de inauguração contou ainda com um programa diversificado, que teve início desde a parte da manhã e que incluiu actividades desportivas, culturais e musicais, culminando com a cerimónia oficial de inauguração do Centro Multiuso.
NA/ZS
Inforpress/Fim
Partilhar