Porto Inglês, 07 Ago (Inforpress) – A Associação de Defesa do Património de Mértola (ADPM), Portugal, vai instalar, a partir de quinta-feira, 08, um sistema agroflorestal experimental no perímetro do Centro Zootécnico Morrinho-Calheta, no Maio, no âmbito da formação dos agricultores locais.
As sessões formativas, que decorrem quinta-feira, 08, e sexta-feira, 09, pretendem capacitar os agricultores e técnicos nos princípios e práticas da agroecologia, técnicas de agricultura bio intensiva para aumentar a produtividade e a saúde do solo e promover a sustentabilidade e a resiliência nas práticas agrícolas.
As formações terão componente teórica e prática com a instalação do campo experimental do projeto no perímetro do Centro Zootécnico Morrinho-Calheta.
A iniciativa é da ADPM Mértola, no âmbito do Projeto CIRAWA - Estratégias Agroecológicas para uma Agricultura Resiliente na África Ocidental, em parceria com a delegação do Ministério da Agricultura e Ambiente da ilha do Maio.
O Projeto CIRAWA visa aumentar a resiliência climática, a produtividade agrícola a nível local, garantindo a viabilidade de pequenas explorações agrícolas, e, ao mesmo tempo, proteger o ambiente na África Ocidental, através de soluções agroecológicas.
Em Cabo Verde, o CIRAWA encontra-se a decorrer nas ilhas de Santo Antão e Maio.
RL/AA
Inforpress/Fim
Partilhar