Cidade da Praia, 13 Set (Inforpress) – A Associação Black Panthers apoiou hoje mais de 400 crianças, na cidade da Praia, com kits escolares e reafirmou que a educação é a principal arma contra a pobreza.
O presidente do Black Panters, Alcides Amarante, fez estas e outras declarações no âmbito da entrega anual de kits escolares a crianças e adolescentes, iniciativa que já dura 10 anos e visa assegurar que iniciem o novo ano letivo com condições adequadas.
Aquele responsável destacou que, em 45 anos de existência, tem apoiado continuamente crianças e jovens da comunidade, sobretudo no acesso ao ensino.
Segundo Alcides Amarante, a iniciativa anual visa aliviar as dificuldades das famílias mais vulneráveis, garantindo que mais de 400 estudantes do pré-escolar ao 12.º ano iniciem o ano lectivo com as condições mínimas necessárias.
“Este gesto vai aliviar muito o sofrimento das famílias mais vulneráveis, principalmente neste ano lectivo que teve muitos problemas. Não é apenas uma entrega de materiais, é um trabalho contínuo. O nosso objectivo é não deixar ninguém desistir da escola por falta de meios”, afirmou.
O dirigente associativo recordou que, embora a educação seja o eixo central, a associação também tem abraçado outras áreas sociais, culturais, desportivas e recreativas, como resposta às necessidades da comunidade.
“Nestes 45 anos enfrentamos muitas dificuldades, mas tivemos de assumir as causas sociais como prioridade. A única forma de combater a pobreza é através da educação”, reforçou.
Este ano, a iniciativa contou com a parceria de uma entidade não governamental católica luxemburguesa, Guiden a Scouten, mobilizada pela embaixada do Luxemburgo em Cabo Verde.
“Não é fácil encontrar parceiros fixos, mas nos últimos dois anos tivemos o apoio da Embaixada do Luxemburgo, que desta vez conseguiu mobilizar uma organização que, após visitar as nossas instalações e conhecer a nossa realidade, decidiu prontamente ajudar”, explicou Alcides Amarante.
Por sua vez, o embaixador do Luxemburgo em Cabo Verde, Jean Frentz, enalteceu a cooperação, destacando que a acção pretende sobretudo encorajar os jovens.
“Trata-se de permitir que 411 crianças comecem o ano lectivo com o pé direito”, afirmou.
A Associação Black Panthers foi fundada em 1980 e celebra em Dezembro os seus 45 anos de existência.
KA/SR//ZS
Inforpress /Fim
Partilhar