Praia: Três detidos por agressão sexual e tentativa de homicídio ficam em prisão preventiva

Inicio | Sociedade
Praia: Três detidos por agressão sexual e tentativa de homicídio ficam em prisão preventiva
23/03/26 - 07:25 pm

Cidade da Praia, 23 Mar (Inforpress) – Três homens foram detidos na cidade da Praia por suspeita de agressão sexual e homicídio agravado na forma tentada, tendo o tribunal decretado prisão preventiva, informou hoje a Polícia Judiciária (PJ).

Em comunicado, a PJ indica que as detenções foram efectuadas pela Direcção Central de Investigação Criminal (DCIC), na sequência de investigações da Secção de Investigação de Crimes Contra Pessoas (SICCP), mediante mandados emitidos pelo Ministério Público fora de flagrante delito.

Segundo a mesma fonte, os factos ocorreram entre Outubro de 2025 e Fevereiro de 2026, envolvendo um suspeito indiciado por agressão sexual e dois por tentativa de homicídio agravado e posse ilegal de armas.

As detenções ocorreram nos dias 19 e 20 de Março, no cumprimento de mandados de busca e apreensão domiciliária emitidos pelo Juízo de Instrução Criminal do Tribunal Judicial da Comarca da Praia.

Relativamente ao crime de agressão sexual, a PJ refere tratar-se de um caso com penetração, ocorrido a 20 de Fevereiro de 2026, cuja vítima é uma mulher de 36 anos, residente em Ponta d’Água.

O suspeito, de 42 anos, foi presente a primeiro interrogatório judicial, tendo-lhe sido aplicada prisão preventiva.

Quanto aos outros dois detidos, de 18 e 23 anos, são suspeitos de tentativa de homicídio agravado e posse ilegal de armas, relacionados com um caso ocorrido a 31 de Outubro de 2025, em Achada de Santo António (ASA).

A vítima, um homem, foi atingida por disparos de arma de fogo quando se encontrava no interior de uma viatura, tendo sido transportada para o Hospital Agostinho Neto, onde recebeu alta após tratamento a ferimentos ligeiros.

Segundo a PJ, a vítima é primo de Wilson Tavares, conhecido por “Zidane” ou “Dy Tufuca”, morto a tiro a 30 de Novembro de 2025, no mesmo bairro.

O suspeito de 23 anos encontra-se já detido na Cadeia Central da Praia, no âmbito de um processo de homicídio agravado relacionado com a morte de Wilson Tavares, sendo agora novamente constituído arguido por alegado envolvimento neste caso.

O tribunal decretou prisão preventiva para o suspeito de 18 anos, enquanto o de 23 anos se mantém sujeito à medida de coação anteriormente aplicada.

Com estas detenções, sobe para quatro o número de suspeitos detidos no âmbito das investigações sobre o homicídio de Wilson Tavares, dos quais três em prisão preventiva e um sujeito a apresentações periódicas.

JBR/JMV

Inforpress/Fim

Partilhar