Portugal: Jovem cabo-verdiana obtém classificação máxima na tese de doutoramento na Universidade de Coimbra

Inicio | Sociedade
Portugal: Jovem cabo-verdiana obtém classificação máxima na tese de doutoramento na Universidade de Coimbra
30/01/26 - 08:24 pm

Lisboa, 30 Jan (Inforpress) – A jovem cabo-verdiana Eliane Sanches, de 31 anos, obteve classificação máxima na defesa da sua tese de doutoramento em Ciências da Saúde, realizada no passado dia 12 de Janeiro, na Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra (Portugal).

A distinção, considerada a maior de sempre a nível daquela instituição de ensino superior portuguesa, teve como título “Alterações retinais na perturbação de hiperatividade/ défice de atenção: efeito terapêutico e uso indevido de metilfenidato (RetPHDA).

Em declarações à Inforpress, a investigadora natural da cidade da Praia disse que vê a avaliação, atribuída com distinção e louvou por unanimidade do júri, como um reconhecimento muito significativo do trabalho desenvolvido ao longo do doutoramento, mas sobretudo como o reflexo do seu percurso académico que foi feito com rigor, dedicação e paixão pela investigação.

“Essa distinção é também um reconhecimento colectivo, que envolve a orientação científica de excelência, as colaborações estabelecidas e o apoio institucional da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra. Mais do que um ponto de chegada, encaro-o como uma responsabilidade acrescida para continuar a produzir ciência de qualidade e com impacto”, acrescentou a mesma fonte.

Durante o doutoramento, desenvolveu investigação pré-clínica de elevada qualidade centrada nas alterações estruturais, funcionais, celulares e neurovasculares na retina associadas a perturbações do neurodesenvolvimento, em particular a Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção (PHDA), bem como no impacto terapêutico e no uso indevido do psicostimulante metilfenidato.

Neste contexto, os seus resultados corroboraram o conceito da retina como uma janela para o cérebro, demonstrando que os efeitos do metilfenidato, tanto em condições de PHDA como em condições fisiológicas apresentam uma estreita semelhança com os observados ao nível cerebral.

Neste período, adquiriu sólida experiência em modelos animais, técnicas avançadas de biologia celular e molecular, análise funcional e comportamental, bem como na redação de projetos e publicações científicas.

Para além da participação em vários projectos de investigação financiados, orientação e co-orientação de estágios laboratoriais de licenciatura e dissertações de mestrado, organização de eventos científicos e actividades de comunicação de ciência, possui uma produção científica consistente, reflectida em publicações científicas em revistas internacionais com revisão por pares, comunicações orais e apresentações em congressos nacionais e internacionais.

Licenciada em Ciências Biomédicas e Mestre em Patologia Experimental pela Universidade de Londrina, Brasil, possui igualmente experiência profissional prévia em contexto hospitalar, na área de análises clínicas, com enfoque em imunologia e bacteriologia.

Actualmente, integra o projecto europeu CHAngeing – Connected Hubs in Ageing: Healthy Living to Protect Cerebrovascular Function, financiado pela União Europeia (UE), na Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, onde desempenha funções de gestão e coordenação científica do projecto.

FM/JMV

Inforpress/Fim

Partilhar