Ilha do Sal: Efrem Soares apresenta "Acreditar", uma obra de memórias e subsídios históricos sobre a ilha

Inicio | Cultura
Ilha do Sal: Efrem Soares apresenta "Acreditar", uma obra de memórias e subsídios históricos sobre a ilha
30/01/26 - 10:16 pm

Espargos, 30 Jan (Inforpress) – O autor Efrem Soares lançou hoje, na cidade de Espargos, a sua obra autobiográfica intitulada "Acreditar", um livro que resgata memórias pessoais e factos etnográficos que marcaram a evolução social da ilha do Sal.

Em declarações à imprensa, à margem da cerimónia de lançamento, Efrem Soares explicou que o livro percorre a história da sua vida e dos seus antepassados, servindo como um "abrir de coração" sobre a sua existência e evolução.

"Tento desabafar e abrir totalmente o meu coração. O livro fala de diversos momentos da minha existência e da minha evolução. Espero que sirva de exemplo e continuidade para a geração mais nova", afirmou o autor, sublinhando que a obra utiliza uma linguagem acessível para facilitar o entendimento de todos os leitores.

Efrem Soares, que escreve artigos para a imprensa nacional desde 2011, revelou que o desafio de publicar este livro nasceu de uma crítica externa que o impulsionou a transpor o seu percurso para o papel.

"A minha vida é feita de desafios", reforçou.

A apresentação da obra esteve a cargo do escritor Evel Rocha, que classificou "Acreditar" como uma autobiografia "muito bem conseguida", destacando o seu valor para além da narrativa pessoal.

"É um livro com um valor literário e etnográfico assinalável. O autor traz à memória a vivência do século passado na ilha do Sal, com subsídios históricos importantes sobre a carestia de água e os problemas sociais da época", explicou o apresentador.

Para Evel Rocha, a obra é "indispensável" para quem deseja conhecer a história da ilha, destacando a autenticidade da escrita de Soares.

"Não é um livro de literatura técnica em si, mas uma escrita de coração para os amigos, de quem já cumpriu metas importantes na vida e agora deixa este testemunho", concluiu.

A sessão de lançamento contou com a presença de amigos, familiares e figuras do panorama cultural da ilha, que acompanharam a apresentação deste novo contributo para o acervo bibliográfico da ilha do Sal.

NA/JMV

Inforpress/Fim

Partilhar