
Cidade do Tarrafal, 30 Jan (Inforpress)- O presidente da Câmara Municipal do Tarrafal, Neivo Araújo, anunciou hoje a desprofissionalização da vereadora Dircilena Cabral, do Grupo Independente MI Tarrafal, passando a equipa camarária a funcionar com dois elementos.
Em declarações à Inforpress, Neivo Araújo explicou que a decisão resultou da perda de confiança política, na sequência da não viabilização, por duas vezes, da proposta de nomeação da nova secretária municipal em reuniões da Câmara.
“Esta é uma tentativa conjunta do PAICV e do MI Tarrafal, do Sr José Freitas de bloquear e de paralisar a Câmara Municipal, mas não vão conseguir porque estamos determinados e focados e temos apoio do povo do Município do Tarrafal”, afirmou.
O autarca realçou que existe um “acordo político claro” entre o MpD e o MI Tarrafal, no qual o grupo independente comprometeu-se a viabilizar a governação municipal e o chumbo reiterado da proposta foi considerada pelos mesmos como o incumprimento deliberado desse acordo.
Conforme avançou, a proposta apresentada foi de uma técnica da própria Câmara Municipal reconhecida pela sua “idoneidade e competência”, com experiência no desempenho do cargo e sem qualquer partidarização.
Todavia, adiantou, a nomeação foi inviabilizada num posicionamento que, segundo o autarca, “não serve os interesses do município”.
Relativamente à cessação das funções da secretária municipal, que transitou do mandato anterior, Neivo Araújo sublinhou que após uma “avaliação serena e responsável” verificaram ausências frequentes em actos oficiais, incluindo sessões da Assembleia Municipal, falta de audiências regulares aos munícipes, incumprimento reiterado dos horários de trabalho, resultando no comprometimento do funcionamento dos serviços, bem como quebra da confiança política e institucional.
Neivo Araújo adiantou que a decisão não tem qualquer motivação pessoal, mas resulta da necessidade de assegurar uma Câmara Municipal coesa, eficaz e focada nos interesses dos munícipes.
“Lamentamos que os vereadores do PAICV e MI Tarrafal tenham transmitido à opinião pública a ideia falsa de que a Câmara Municipal não honraria com os compromissos com os trabalhadores, sendo que os salários de Janeiro foram pagos atempadamente”, acrescentou.
O presidente da Câmara Municipal do Tarrafal apela à serenidade, ao profissionalismo e ao compromisso dos trabalhadores com as suas funções.
LS/JMV
Inforpress/Fim
Partilhar