São Lourenço dos Órgãos apresenta Planos de Actividades e orçamento de 339 milhões de escudos para 2026

Inicio | Política
São Lourenço dos Órgãos apresenta Planos de Actividades e orçamento de 339 milhões de escudos para 2026
22/12/25 - 06:15 pm

João Teves, 22 Dez (Inforpress) - A Câmara Municipal de São Lourenço dos Órgãos apresentou o orçamento e plano de actividades para 2026, no valor de 339 milhões de escudos, com foco na infraestrutura do município, investimento social e reforço da competitividade económica.

Segundo o presidente da Câmara Municipal de São Lourenço dos Órgãos, o plano de actividades e orçamento para 2026 estão alinhados com o programa de governação 2024–2028 e resultam de um processo de auscultação junto dos munícipes, com acções organizadas por eixos de intervenção.

Segundo o autarca, a prioridade passa pela infraestruturação do município, nomeadamente nas acessibilidades, tendo em conta a existência de zonas encravadas e de difícil acesso.

O plano contempla ainda investimentos em habitação social, infraestruturas desportivas, reabilitação do mercado municipal dos Órgãos, projectos na área da água, bem como iniciativas nos sectores do turismo, comércio e agricultura.

Para 2026, o orçamento global é de 339 milhões de escudos, representando um aumento de 6% face ao ano anterior.

 

O presidente explicou que o montante tem em conta as limitações financeiras do município, incluindo dívidas acumuladas e compromissos bancários.

Referiu ainda que existe previsão de aumento do Fundo de Financiamento Municipal, admitindo o recurso a financiamento bancário para garantir investimentos estruturantes.

O líder da bancada do Movimento Para Democracia (MpD), Diamantino Freire, considerou o plano de actividades pouco ambicioso e criticou a sua falta de estrutura, apesar de reconhecer o aumento do orçamento e o reforço do Fundo de Financiamento Municipal.

Já a bancada do PAICV destacou como aspecto positivo o facto de o orçamento privilegiar o investimento em detrimento das despesas de funcionamento. 

Segundo o partido, cerca de 53% do orçamento está destinado a investimentos em infraestruturas e capital humano, valorizando a dignidade dos são-lourentinos e criando melhores perspectivas de vida.

DV/JMV

Inforpress/fim

Partilhar