São Filipe, 18 Nov (Inforpress) – A candidatura da União Cabo-verdiana Independente e Democrática (UCID) às eleições autárquicas de 01 de Dezembro defende um conjunto de medidas para debelar o déficit habitacional, quer na cidade de São Filipe como no interior do município.
O candidato da UCID à presidência da câmara, Egídio de Pina, ao apresentar a plataforma programática apontou um conjunto de propostas/medidas para resolver o grande déficit habitacional que afecta o município.
No comício de apresentação da lista de candidatos aos órgãos autárquicos, câmara e assembleia, o candidato ressaltou a importância de transformar São Filipe em um município mais inclusivo, e destacou que o primeiro passo para isso é resolver a crise habitacional que muitas famílias enfrentam.
"Não podemos falar em um município inclusivo se não conseguirmos garantir habitação condigna para todas as famílias, especialmente as mais vulneráveis", afirmou Egídio de Pina, enfatizando que, durante sua governança, a UCID dará prioridade ao levantamento da situação habitacional no terreno, com o objectivo de desenvolver projectos que atendam às necessidades urgentes de habitação.
O foco, explicou, será garantir que todas as famílias vulneráveis tenham acesso a uma casa condigna, com redes de energia, água, segurança e saneamento básico.
O candidato também criticou a actual gestão do programa Casa para Todos, que, segundo o mesmo, encontra-se num marasmo.
Egídio de Pina afirmou que, embora o programa tenha envolvido investimento avultado do erário público, muitas moradias estão incompletas e outras prontas, mas permanecem fechadas, enquanto diversas famílias continuam a viver em condições precárias.
A UCID se compromete a agir de forma decisiva para que esses investimentos sejam utilizados de maneira eficiente, solicitando a colaboração do governo central e da Imobiliária Fundiária e Habitat (IFH) para garantir que as obras inacabadas sejam finalizadas e que as moradias disponíveis sejam entregues às famílias que realmente precisam.
Com essas propostas, a UCID quer transformar o sector habitacional e oferecer melhores condições de vida para a população e garantir o direito à moradia digna.
Em São Filipe, além de Egídio de Pina (UCID), concorrem ao cargo de presidente Nuias Silva (PAICV), António Cardoso (MpD).
Nas eleições de 2020, o Movimento para a Democracia (MpD) conquistou 14 câmaras municipais, enquanto o Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV) dominou em oito.
JR/CP
Inforpress/Fim
Partilhar