Cidade da Praia, 08 Dez (Inforpress) - O Movimento para a Democracia (MpD) manifestou hoje o seu “profundo pesar e consternação” pela morte do antigo ministro José Filomeno Monteiro, 70 anos, “cidadão exemplar, diplomata de excelência”, ocorrido hoje na cidade da Praia.
Na sua nota de falecimento, o MpD refere que José Filomeno “foi uma personalidade ímpar da vida política, diplomática e cultural cabo-verdiana, combatente pela independência e pela democracia, destacou-se como homem de grande estatura humana, de partilha e de compromisso com a causa pública”.
Intelectual de mérito e político de elevada visão, lê-se nesta missiva, deu contributo relevante para o reforço da dimensão ideológica do MpD e para a consolidação do sistema democrático cabo-verdiano.
“Entre 2001 e 2016, distinguiu-se como um dos mais notáveis parlamentares e dirigentes de proa do MpD, exercendo, entre 2001 e 2004, o cargo de vice- presidente do partido. Nesse período, presidiu à Comissão Especializada de Relações Externas, onde deixou marca de competência, rigor e sentido de Estado”, escreve a fonte.
Com uma “longa e prestigiada carreira na diplomacia”, José Filomeno serviu Cabo Verde em diversas frentes, porquanto foi jornalista a partir de 1984, secretário de estado adjunto do primeiro-ministro na década de 1990, cônsul-geral de Cabo Verde em Hong Kong, Embaixador Extraordinário e Plenipotenciário na Bélgica, Países Baixos e Hungria.
Também serviu o país como seu representante junto à União Europeia entre 2016 e 2024, tendo ainda representado o país em Nova Iorque, Hong Kong e Bruxelas.
Mais recentemente, foi nomeado ministro dos Negócios Estrangeiros, Cooperação e Integração Regional, cargo que exerceu até há cerca de um mês e meio, cumprindo-o “com o elevado sentido de responsabilidade e dedicação que sempre o caracterizaram”.
Nesta hora de dor, “o MpD rende homenagem ao cidadão exemplar, ao diplomata de excelência, ao intelectual comprometido e ao dirigente de convicções firmes, que tanto engrandeceu Cabo Verde e a nossa democracia.
À família enlutada, o MpD apresentou as mais sentidas condolências, manifestando solidariedade e reconhecendo pelo legado ímpar deixado pelo malogrado.
SR/JMV
Inforpress/Fim
Partilhar