
Porto Novo, 08 Dez (Inforpress) – O delegado do Ministério da Agricultura e Ambiente no concelho do Porto Novo tranquilizou hoje os agricultores no Tarrafal de Monte Trigo que uma empresa foi contratada para proceder à recuperação das infra-estruturas agrícolas nessa localidade.
Joel Barros informou que a recuperação da levada (conduta) e da nascente de Mãe d' Água, além de outras infra-estruturas hidroagrícolas estão contempladas no quadro do plano de recuperação dos danos provocados pelas pelas cheias de Agosto e Setembro deste ano.
A Associação dos Agricultores do Tarrafal de Monte Trigo havia manifestado a sua preocupação face ao estado das infra-estruturas hidroagrícolas nesse vale, pedindo ao Ministério da Agricultura e Ambiente a sua recuperação.
O presidente da associação dos agricultores, Manuel Jesus Évora, destacou a captação e levada a partir da nascente de Mãe d'Água até à zona de Covão como os casos que mais preocupa os lavradores.
O delegado do Ministério da Agricultura e Ambiente disse que este ministério tem em execução um plano no Tarrafal de Monte Trigo que abarca dois níveis de intervenção, quais sejam, apoio aos agricultores na recuperação das parcelas e a recuperação das infra-estruturas.
Este responsável assegurou que todos os agricultores constantes do levantamento feito aquando das cheias estão a ser apoiados na recuperação da sua actividade.
O Ministério da Agricultura e Ambiente tem em curso, nos diferentes vales do município do Porto Novo, um programa de recuperação das infra-estruturas hidráulicas afectadas pela tempestade Erin, num investimento de 18 mil contos.
No caso do Tarrafal de Monte Trigo, quase três dezenas de agricultores estão a ser apoiados na recuperação física das parcelas, através da concessão de matérias de construção e tubagem.
O Ministério da Agricultura e Ambiente assegurou que Porto Novo está a beneficiar de outros investimentos na agricultura, através de um pacote de dez mil contos.
JM/CP
Inforpress/Fim
Partilhar