
Lisboa, 06 Dez (Inforpress) – O livro “Cabo Verde – Crise e Resiliência”, da autoria do primeiro-ministro de Cabo Verde, Ulisses Correia e Silva, vai ser lançado no domingo, 07, no Centro Cultural de Cabo Verde (CCCV), em Lisboa (Portugal).
A apresentação da obra, que tem como subtítulo “Erupção vulcânica, secas, covid-19, guerras na Ucrânia e no Meio Oriente”, aprazada para as 18:00, vai estar a cargo do presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Carlos Moedas.
O livro, segundo o autor, representa a história recente de Cabo Verde, “de muita resiliência”, desde os efeitos da erupção vulcânica de 2014, na ilha do Fogo, passando pelas “secas severas” de 2017 e 2021, a pandemia da covid-19, até aos impactos das guerras na Ucrânia e no Médio Oriente.
O também candidato do Movimento para a Democracia (MpD, poder) às próximas eleições legislativas de 2026 afirmou que essas crises “impactaram fortemente a economia nacional”, pelo que o Governo teve que mobilizar recursos, energias, atenção e forças para poder “salvar vidas, proteger a economia e proteger as pessoas”.
"A prestação de contas aqui apresentada é igualmente digna de elogio, sendo uma exigência de ética política frequentemente negligenciada pelos governantes. Neste exercício de balanço, o autor conduz-nos com clareza e rigor através das múltiplas crises, tanto de origem interna como externa, que Cabo Verde e o seu Governo tiveram de enfrentar em tão pouco tempo”, lê-se no prefácio escrito por ex-presidente da Comissão Europeia, José Manuel Durão Barroso.
“Este livro é mais um importante contributo para se ir fazendo a História de Cabo Verde. Uma história que se faz todos os dias na superação de crises e num exercício de resiliência. Neste contexto, as palavras de felicitação ao primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, ao seu Governo e a todos os cabo-verdianos são mais do que merecidas", acrescentou Durão Barroso.
José Ulisses Correia e Silva, 63 anos, é primeiro-ministro de Cabo Verde desde 2016, mas antes foi presidente da Câmara Municipal da Praia, de 2008 a 2015.
Licenciado em Organização e Gestão de Empresas pelo Instituto Superior de Economia da Universidade Técnica de Lisboa (1988), desempenhou funções de chefia no Banco de Cabo Verde (BCV) e docente na Universidade Jean Piaget, na cidade da Praia, de 2001 a 2006.
A nível político, também desempenhou o cargo de secretário de Estado das Finanças (1995-1998), ministro das Finanças (1999-2000) e deputado à Assembleia Nacional (2002-2008).
FM/AA
Inforpress/Fim
Partilhar