São Vicente: Novo administrador do HBS promete desenvolver conceito de hospital universitário com rigor e ambição

Inicio | Sociedade
São Vicente: Novo administrador do HBS promete desenvolver conceito de hospital universitário com rigor e ambição
04/12/25 - 09:48 pm

Mindelo, 04 Dez (Inforpress) – O novo presidente do conselho de administração do Hospital Baptista de Sousa em São Vicente prometeu hoje desenvolver o conceito de hospital universitário, defendendo mais rigor, investigação e inovação na gestão da unidade de saúde.

Segundo Victor da Costa, o futuro exige que o hospital deixe de ser apenas uma unidade que trata, para ser também um hospital que forma e produz conhecimento, pelo que “o ensino, a investigação e a inovação devem tornar-se pilares da actuação da nova direcção”.

Victor da Costa afirma trazer uma “experiência acumulada” como director clínico do Hospital Universitário Agostinho Neto, como delegado de Saúde da Ribeira Grande em Santo Antão, como cirurgião que serviu o mesmo hospital, como coordenador de Missões Médicas Nacionais e como cirurgião sénior dedicado à saúde pública.

Por isso, declarou que vai colocar esta experiência integralmente ao serviço da ilha e da região.

“Trabalharei para garantir processos mais eficientes, decisões baseadas em evidência e um atendimento mais humano, mais rápido e mais seguro”, prometeu.

O novo administrador, que é também médico, afirmou ainda que vai abrir as portas para um Hospital Baptista de Sousa “mais moderno, mais seguro e preparado para a medicina de precisão”, bem como reforçar a integração do hospital com os cuidados primários e secundários.

“Trabalharemos para articular melhor os níveis assistenciais, garantir a fluidez dos processos e assegurar uma resposta centrada no utente. A aproximação ao Hospital João Morais, em Santo Antão, será institucional, técnica, funcional e contínua”, declarou, acrescentando que pretende “criar um corredor clínico que o unifique e que conecte de forma eficaz as cinco ilhas do Barlavento”.

Segundo Victor da Costa, o Hospital Baptista de Sousa e “o novo conselho de administração devem ser coesos e agir como um corpo único, não podendo ter várias vozes a disputar”.

Pelo que pediu aos colaboradores “lealdade institucional, rigor ético, disciplina na execução e capacidade de resposta pronta” a cada desafio, porque “a liderança será testada diariamente”.

“O HBS inicia hoje um novo ciclo, um ciclo que exige responsabilidade, esforço colectivo e sentido de missão. Peço-vos trabalho, compromisso, rigor e coragem. O caminho não será fácil, mas será possível, transformador, feito com profissionalismo, ética e espírito de vanguarda”, afirmou.

Victor da Costa afiançou também que as parcerias locais, regionais, nacionais e internacionais serão tratadas com seriedade, orientação estratégica e foco em resultados concretos.

O ministro da Saúde, Jorge Figueiredo, destacou a experiência da nova equipa e sublinhou que o hospital se prepara para assumir plenamente o seu papel universitário, fortalecendo a formação, a investigação e a capacidade de resposta especializada na região.

Considerou também que a liderança que agora se inicia tem uma missão simultaneamente local, regional, nacional e estratégica.

“A tomada de posse representa um passo decisivo na afirmação da região do Barlavento e na construção de um sistema mais forte, mais justo e mais próximo das necessidades da nossa população”, sintetizou.

CD/JMV

inforpress/Fim 

Partilhar