
Cidade da Praia, 01 Dez (Inforpress) – A União Cabo-verdiana Independente e Democrática (UCID, oposição) informou hoje que está a acompanhar com “profunda preocupação” os recentes acontecimentos na Guiné-Bissau, que “colocam em causa a estabilidade institucional e o regular funcionamento” do Estado.
De acordo com um comunicado, os democratas cristãos reafirmam o seu compromisso com o desenvolvimento democrático das instituições da República da Guiné-Bissau e solidária para com a melhoria das condições de vida do povo guineense.
A UCID expressa ainda o seu o seu “total apoio aos esforços dos guineenses” para restabelecer o funcionamento pleno das instituições democráticas do Estado.
O partido apela, no entanto, à pronta reposição da ordem constitucional e à serenidade de todos os responsáveis políticos e institucionais, evitando atitudes que possam fomentar instabilidade ou violência política.
A UCID recordou ainda a história da Guiné-Bissau na sua capacidade de superar momentos desafiadores e afirmou confiar que, por meio do diálogo e do sentido de responsabilidade, será possível restabelecer a normalidade institucional e reforçar a confiança pública.
“Os laços históricos, culturais e humanos que unem Cabo Verde e a Guiné-Bissau reafirmam o nosso compromisso com a paz, a estabilidade e o progresso na sub-região. Num período de incertezas globais, torna-se ainda mais essencial promover a tolerância, o respeito mútuo e a defesa da ordem constitucional”, lê-se no documento.
A UCID conclui renovando a esperança num futuro de estabilidade e desenvolvimento para a Guiné-Bissau, desejando que prevaleçam a serenidade, o diálogo e o respeito pela ordem constitucional.
JBR/AA
Inforpress/Fim
Partilhar