Projecto associativo “Brava Unidos” apresentado à comunidade bravense em Portugal

Inicio | Cooperação
Projecto associativo “Brava Unidos” apresentado à comunidade bravense em Portugal
29/11/25 - 08:21 pm

Lisboa, 29 Nov (Inforpress) – O projecto associativo “Brava Unidos”, uma iniciativa criada este ano por imigrantes bravenses nos Estados Unidos da América (EUA), foi apresentado hoje em Lisboa, à comunidade bravense e amigos da ilha Brava residentes em Portugal.

A apresentação, que decorreu nas instalações da Associação Caboverdeana de Lisboa (ACL), esteve a cargo de Jaime Monteiro, um dos membros fundadores, que explicou à Inforpress que “Brava Unidos” é uma aassociação cívica e sem fins lucrativos, já registada no estado da Florida (EUA), e com uma rede criada e activa na própria ilha Brava.

Conforme avançou, a organização que prevê contar com a estrutura local na ilha Brava formalmente constituída nos “próximos dias”, actualmente apoia mensalmente com um montante de 3.000 escudos cerca de 20 famílias vulneráveis com filhos e com pessoas com deficiência.

A “Brava Unidos”, segundo ele, ambiciona expandir a sua presença internacional com a sua oficialização em Africa, Brasil, e sobretudo na Europa, onde já conta com representantes em Portugal, Espanha, França, Itália, Luxemburgo, Países Baixos e Inglaterra.

Jaime Monteiro, que coordena a associação em Itália, disse acreditar que com a criação de uma rede nos países onde existem bravenses, vão conseguir criar projectos em áreas críticas como a saúde, a educação, o apoio social, o desporto e as infra-estruturas.

Sob o lema “desenvolvimento e solidariedade”, a associação que quer criar parcerias com associações bravenses e não só a nível da Diáspora, ambiciona servir como uma ponte e rede entre os bravenses espalhados pelo mundo e as necessidades reias da sua ilha de origem.

O seu propósito fundamental é canalizar recursos, conhecimentos e boa vontade para apoiar os mais vulneráveis e para criar oportunidades de desenvolvimento sustentável que beneficiem toda a população da ilha das flores.

O evento foi marcado, ainda, por um almoço convívio com a comunidade bravense e amigos da ilha Brava residentes em Portugal.

FM/CP

Inforpress/Fim

Partilhar