Câmara de Santa Catarina assina contratos do programa ‘Empreender’ com dotação de 10 mil contos

Inicio | Cooperação
Câmara de Santa Catarina assina contratos do programa ‘Empreender’ com dotação de 10 mil contos
29/11/25 - 08:17 pm

Assomada, 29 Nov (Inforpress) - A Câmara Municipal de Santa Catarina assinou hoje os contratos da primeira edição do “Empreender Santa Catarina”, um programa que beneficia 25 iniciativas empresariais e visa reforçar o apoio ao empreendedorismo jovem e à criação de empregos no concelho.

O programa, financiado integralmente pela autarquia com uma dotação de 10 mil contos, foi destacado pelo presidente da câmara, Armindo Freitas, como um dos pilares do eixo de capital humano do seu plano de governação 2024-2028.

O programa, conforme avançou, é voltado para educação, juventude, desporto e cultura. O objectivo é criar oportunidades de emprego, promover o desenvolvimento económico local e servir como exemplo de gestão estruturada e transparente para outras iniciativas na região de Santiago Norte.

Armindo Freitas disse que os 25 projectos foram seleccionados entre mais de 200 candidaturas recebidas e serão acompanhados ao longo de três fases de financiamento, com desembolsos graduais e suporte técnico, para garantir a sua concretização.

Por sua vez, o director do projecto, Emanuel Fernandes, afirmou que a assinatura dos contratos representa o início de uma “grande jornada” para os beneficiários, reforçando o compromisso da câmara em acompanhar e apoiar os empreendedores para o desenvolvimento dos seus negócios e dinamização do tecido económico local.

Andrea Monteiro, representante dos beneficiários, sublinhou a importância do programa no fortalecimento das competências dos empresários locais, referindo que a formação, o acompanhamento e os conselhos recebidos durante o processo foram fundamentais para capacitar os participantes, abrir novas parcerias e permitir o crescimento dos negócios.

Afirmou ainda que o programa cria oportunidades e serve de motivação para futuras iniciativas empreendedoras e que o apoio da câmara tem sido essencial para o sucesso do projecto.

Segundo a câmara municipal o primeiro desembolso financeiro para o arranque imediato dos planos de negócio, será efectuado entre 10 e 15 de Dezembro, e o programa se desenvolverá em conformidade com os princípios de “boa governação, transparência e rigor administrativo.”

DV/CP

Inforpress/Fim

Partilhar