São Nicolau: Chuvas deixam localidade de Carriçal isolada e causam prejuízo nos sectores da pesca e agricultura

Inicio | Ambiente
São Nicolau: Chuvas deixam localidade de Carriçal isolada e causam prejuízo nos sectores da pesca e agricultura
25/11/25 - 09:32 pm

Ribeira Brava, 25 Nov (Inforpress) – As chuvas da madrugada da passada segunda-feira,24, deixaram isolada a localidade de Carriçal, no município da Ribeira Brava, e causaram prejuízos aos pescadores e em propriedades agrícolas.

Em entrevista à Inforpress, o morador Manuel do Rosário explicou que neste momento a localidade está totalmente isolada, uma que a estrada de terra batida que dá acesso à localidade sofreu diversos cortes, impossibilitando a circulação de viaturas.

Conforme destacou, a situação agrava-se ainda mais tendo em conta que os alunos da localidade, que residem e estudam na Ribeira Brava, ficaram retidos na localidade, resultando em perdas de dias de aulas, num período em que estão em provas.

O morador adiantou que há pessoas doentes que neste momento não conseguem se deslocar à cidade da Ribeira Brava para ter acesso aos serviços de saúde.

Manuel do Rosário avançou ainda as cheias e a forte ondulação que fez sentir causaram “avultados prejuízos” a um jovem pescador, que viu danificado o seu bote de pesca e o respectivo motor. 

Outra embarcação de pesca da ilha de São Vicente, que também estava na localidade, acabou por sofrer prejuízos, com perda de materiais.

Segundo o popular, a propriedade dos irmãos Valadares, que têm um investimento no sector agrícola na localidade, também foi atingida pelas cheias, causando “grandes prejuízos” que, segundo informações recolhidas pela Inforpress, estão avaliadas em mais de meio milhão de euros.

Acrescentou que a situação se agrava ainda mais, pois, a localidade, que tem acesso à electricidade através do sistema fotovoltaico, está praticamente sem energia desde segunda-feira.

“Varias peixeiras correm o risco de perder o pescado que tem congelado, pois estamos praticamente sem energia e também sem estrada para nos deslocarmos a Ribeira Brava para vendermos o nosso pescado. Corremos o risco de termos enormes prejuízos”, destacou.

Nesse sentido, Manuel do Rosário “critica” a Câmara Municipal da Ribeira Brava, que, segundo o mesmo, apesar da previsão de chuva, não enviou combustível para o gerador que complementa o fornecimento de energia na localidade.

WM/JMV

Inforpress/Fim

Partilhar