
Cidade da Praia, 22 Nov (Inforpress) - O embaixador de Angola em Cabo Verde, Agostinho Tavares, salientou hoje que os dois países podem expandir a cooperação em diversas áreas, incluindo cultura, turismo, educação e agricultura, destacando a forte integração das respectivas comunidades.
Em entrevista à agência Inforpress, por ocasião dos 50 anos de independência de Angola, assinalados a 11 de Novembro, o diplomata referiu que, apesar da dimensão e dos desafios complexos de Angola, Cabo Verde apresenta exemplos a seguir, nomeadamente no sector cultural e no turismo.
“Cabo Verde está muito bem em algumas áreas, uma delas é a cultura, pensamos que podemos ter uma melhor cooperação com Cabo Verde na área, no domínio cultural”, perspectivou Agostinho Tavares.
No âmbito da agricultura, o embaixador revelou que Angola disponibilizou um terreno na província do Kuanza Sul, em Quibala, para que Cabo Verde possa produzir alimentos e, subsequentemente, transportar os produtos para o arquipélago, reforçando a cooperação bilateral.
Agostinho Tavares destacou a integração das comunidades angolana e cabo-verdiana nos respectivos países, com a comunidade cabo-verdiana em Angola a poder atingir os 200 mil, muitos dos quais em posições de destaque.
O Instituto Nacional de Estatística (INE) de Cabo Verde estima que mais de 1.500 angolanos residam no arquipélago, um número que contrasta com a contagem da embaixada, que aponta para cerca de 350 devido, alegadamente, a documentação desatualizada ou ao uso de documentos cabo-verdianos.
Entre as prioridades imediatas, o embaixador mencionou a preparação da 9.ª comissão mista Angola - Cabo Verde, prevista para o próximo ano em Luanda, que servirá para avaliar a implementação de acordos anteriores e identificar novas áreas de cooperação.
Está igualmente planeado um fórum empresarial sobre turismo, em parceria com a embaixada cabo-verdiana em Luanda, previsto para o primeiro trimestre de 2026.
Agostinho Tavares anunciou a realização de um encontro com a comunidade angolana residente ainda este ano, para ouvir preocupações e reforçar a proximidade da embaixada.
Por ocasião dos 50 anos da independência de Angola, o embaixador realçou que foi realizada uma caminhada comemorativa, agradecendo o apoio das autoridades locais, polícia e serviços de saúde para garantir a segurança do evento.
O diplomata aproveitou ainda para felicitar Cabo Verde pelos recentes êxitos desportivos, nomeadamente o apuramento da selecção masculina para o Mundial 2026 e da selecção feminina de futebol para o CAN 2026.
LT/CP
Inforpress/Fim
Partilhar