
Ribeira Brava, 17 Nov (Inforpress) – A Delegacia de Saúde da Ribeira Brava recebeu hoje uma nova ambulância, doada pela Câmara Municipal de Roterdão (Países Baixos), para aprimorar o transporte de pacientes e emergências na ilha de São Nicolau.
Em declarações à Inforpress, o delegado de saúde, Élvio Pereira, classificou o momento como “muito importante para o município e para toda a ilha”, destacando que a viatura irá proporcionar um cuidado mais adequado, com maior conforto e segurança para os utentes.
Segundo o responsável, a doação insere-se nos esforços da delegacia de saúde para aprimorar os cuidados pré-hospitalares no concelho, que têm incluído formações em emergências sanitárias e recepção de materiais diversos de primeiros socorros através de parcerias.
“Agora chegou esta ambulância, foi doada pela câmara de Roterdão e agradecemos pelo gesto e pela avaliação que vai trazer-nos ao concelho, portanto, aproveitamos para dizer à população que tem aqui uma ambulância relativamente nova, que actualmente é uma das melhores a nível do país”, destacou Élvio Pereira.
O delegado sublinhou que 2025 tem sido um ano “particularmente positivo” para a saúde no concelho, marcado por missões médicas, formações e doações de equipamentos.
Por sua vez, o presidente da Câmara Municipal da Ribeira Brava, Nilton Monteiro, afirmou que a chegada da ambulância é um “grande momento” que “irá trazer melhorias para a saúde no município da Ribeira Brava e na ilha de São Nicolau”.
O autarca detalhou que a viatura foi doada pelo então presidente da câmara de Roterdão, Ahmed Aboutaleb, em 2023, mas que a entrega só foi concretizada agora devido a um "longo percurso logístico", que envolveu várias etapas.
“Foi um longo período, mas o importante é que, após várias etapas, ela finalmente chegou. Em Junho de 2025, durante uma missão à Holanda, o presidente da câmara foi questionado por vários munícipes sobre a chegada da ambulância. Desde então, fizemos tudo para que a doação se concretizasse o mais rápido possível”, relatou.
O edil ribeira-bravense aproveitou a ocasião para agradecer o envolvimento do ministro da Saúde, Jorge Figueiredo, no processo que culminou com a chegada da ambulância ao município.
WM/CP
Inforpress/Fim
Partilhar