
Porto Inglês, 14 Nov (Inforpress) – A cooperativa de transformação de pescado da ilha do Maio, ainda em fase de instalação, participa hoje e sábado, na Praia, na quarta Feira Agropecuária de Cabo Verde, para promover a sua iniciativa e os seus produtos.
O grupo, constituído por 21 mulheres da vila da Calheta, tem como principal objectivo promover o empoderamento feminino e criar alternativas de rendimento sustentável para as famílias da comunidade.
Na feira agropecuária, que decorre no pátio da Direcção-Geral da Agricultura, Silvicultura e Pecuária (DGASP), as representantes da cooperativa vão apresentar produtos resultantes das formações práticas já realizadas, nomeadamente, hambúrgueres e almôndegas de peixe, peixe fumado e conservas.
Com esta participação, as mulheres esperam dar maior visibilidade ao projecto e mobilizar apoios que permitam a plena instalação e operacionalização da cooperativa.
A estrutura, instalada no mercado da Calheta, já dispõe dos equipamentos necessários para iniciar as actividades, faltando apenas a conclusão do processo de formalização.
A Rede das Associações das Mulheres da África Ocidental (RAMAO) prevê concluir ainda este ano a implementação da cooperativa, beneficiando diretamente as 21 famílias envolvidas.
O projecto é financiado pela Organização Internacional da Francofonia (OIF), no âmbito da quinta edição do fundo “Francofonia com Elas”.
RL/CP
Inforpress/Fim
Partilhar