Portugal/Web Summit 2025: Cabo Verde está a trabalhar para ser um país digital – secretário de Estado (c/áudio)

Inicio | Economia
Portugal/Web Summit 2025: Cabo Verde está a trabalhar para ser um país digital – secretário de Estado (c/áudio)
11/11/25 - 09:16 pm

Lisboa, 11 Nov (Inforpress) – O secretário de Estado da Economia Digital, Pedro Lopes, reiterou hoje, em Lisboa (Portugal), que Cabo Verde tem infra-estruturas certas e está a trabalhar para ser um país digital.

O governante falava à imprensa à margem do evento denominado “SikaBaDu Summit”, que decorreu no Centro Cultural de Cabo Verde (CCCV), realizado no âmbito da participação de Cabo Verde na Web Summit 2025, que arrancou na segunda-feira à noite e decorre até quinta-feira, 13, na capital portuguesa.

“Cabo Verde está preparado para receber investimento directo estrangeiro e da nossa diáspora no digital”, declarou, lembrando que o Governo de Cabo Verde investiu no parque tecnológico e na conectividade, referindo-se aos cabos submarinos.

Pedro Lopes acrescentou que o país também está a capacitar a nova geração no digital.

Daí, avançou que Cabo Verde durante a cimeira tecnológica e os eventos que vai realizar na capital Portugal vão mostrar aos investidores que o arquipélago tem as “infra-estruturas certas” e está preparado para receber quem quer investir no digital.

“Queremos mostrar que um país pequeno pode ter objectivos grandes. Queremos ser uma Nação digital e estamos a trabalhar para isso (…)”, concretizou o secretário de Estado da Economia Digital.

Cabo Verde está na conferência tecnológica com o seu “stand” no pavilhão quatro, onde hoje foi realizado vários workshops, apresentação dos ‘startups’, actuação de batucadeiras e assinatura de protocolo entre a Pró-Empresa e Cabo Verde Arlines (CVA).

O referido protoloco, segundo as duas empresas públicas de Cabo Verde, visa levar a inovação para a aviação civil, através dos ‘startups’ dos jovens cabo-verdianos dentro e fora do país.

Em 2024, a Web Summit que decorreu de 11 a 14 de Novembro, registou um recorde de 71.528 participantes de 153 países.

De acordo com os dados divulgados pela organização, “1.857 investidores de 86 países participarão na Web Summit 2025, um aumento de 74% face aos 1.066 do ano passado. 

A Web Summit é um evento tecnológico que nasceu em 2010, na Irlanda, e passou a realizar-se na zona do Parque das Nações, em Lisboa, desde 2016 e vai manter-se na capital portuguesa até 2028.

FM/JMV

Inforpress/Fim

Partilhar