
Cidade da Praia, 10 Nov (Inforpress) – A presidente da Associação Cabo-Verdiana de Luta Contra VBG, Vicenta Fernandes, foi nomeada embaixadora Global da Paz pela Federação das Mulheres para a Paz Mundial, em reconhecimento à sua dedicação à igualdade de género e promoção da paz.
A distinção, conforme uma nota de imprensa da Associação Cabo-Verdiana de Luta Contra a Violência Baseada no Género (ACLCVBG), foi anunciada durante a 22.ª Conferência Anual de Liderança Feminina da WFWP, realizada em Tirana (Albânia), em finais de Outubro.
Durante a conferência, realçou a mesma fonte, foram homenageadas várias mulheres que se destacam pelo seu contributo activo na promoção da paz, do desenvolvimento e do empoderamento feminino.
“Cabo Verde esteve representado por Vicenta Fernandes, cuja atuação tem sido notável tanto a nível nacional como internacional, através de parcerias com mulheres líderes da Europa e de África, em prol da paz, da equidade de género e do fortalecimento das capacidades femininas”, salientou.
A nomeação foi realizada em nome dos co-fundadores da Federação, Sun Myung Moon e Hak Ja Han Moon, que destacaram o “percurso exemplar” de Vicenta Fernandes na defesa dos direitos das mulheres, na prevenção da violência de género e na construção de pontes para a reconciliação social.
Em 2024, Vicenta Fernandes foi também reconhecida como uma das 20 Mulheres Inspiradoras do Ano, distinção que reforça, segundo a ACLCVBG, o impacto do seu trabalho e o reconhecimento público do seu contributo para uma sociedade mais justa, inclusiva e pacífica.
Sob o lema “Caminhos para a paz e o desenvolvimento por meio de iniciativas femininas”, o evento reuniu mais de 125 participantes de diversos países, incluindo autoridades, académicos e líderes da sociedade civil, para refletir sobre temas como liderança ética, diálogo inter-religioso, inovação tecnológica e bem-estar holístico.
O encontro encerrou com uma mensagem de esperança e o compromisso colectivo de fortalecer colaborações regionais e internacionais, transformando ideias em ações concretas.
A Federação das Mulheres para a Paz Mundial é uma organização internacional com estatuto consultivo junto das Nações Unidas, que promove o entendimento mútuo, a cooperação entre os povos e o empoderamento das mulheres, alinhando-se com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e com os princípios da cultura de paz.
ET/AA
Inforpress/Fim
Partilhar