
Cidade da Praia, 7 Nov (Inforpress) – O líder do grupo parlamentar do Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV, oposição), Clóvis da Silva, afirmou hoje que o partido inicia o ano político com mobilização e união.
O responsável afiançou ainda que o grupo parlamentar do PAICV está a reforçar o seu trabalho e a preparar-se, de forma estratégica, para o contexto pré-eleitoral que se aproxima, com “foco na unidade e na acção política”.
Falando à imprensa, à margem da cerimónia de abertura do novo ano político do PAICV, Clóvis da Silva sublinhou que este é um momento de “chamamento à participação activa” dos militantes, simpatizantes e estruturas do partido.
“Habitualmente marcamos o início do ano político com um acto de mobilização, e este tem um cariz especial, porque antecede um ano eleitoral. É um momento para motivar os militantes e fortalecer a cooperação entre todas as estruturas”, declarou.
O parlamentar referiu que as estratégias partidárias serão discutidas este sábado, durante a reunião do Conselho Nacional, na cidade da Praia, onde, segundo avançou, serão abordadas questões relacionadas com o processo eleitoral e a vida do país.
“As estratégias são definidas colectivamente pelas estruturas nacionais. Amanhã teremos o Conselho Nacional, onde serão debatidas essas matérias e iniciada a preparação do processo eleitoral, embora ainda estejamos numa fase preliminar”, explicou.
Questionado sobre a preparação do partido para o próximo ciclo eleitoral, Clóvis da Silva assegurou que o PAICV está “unido, motivado e preparado”, destacando a recente vitória nas eleições autárquicas como fonte de confiança.
“O PAICV está forte. Se os resultados das autárquicas se repetirem, ganharemos as legislativas. Mas isso exige muito trabalho, envolvimento e a apresentação das melhores propostas para o país”, afirmou.
O dirigente parlamentar reforçou também a necessidade de reforçar o envolvimento dos jovens na vida política e cívica, apontando a redução das taxas de abstenção nas últimas autárquicas como um sinal positivo.
“O povo cabo-verdiano é jovem e quer participar. Temos de continuar a incentivar essa dinâmica, mostrando aos jovens que o seu envolvimento é essencial para construir alternativas e um futuro melhor”, disse.
O deputado reiterou ainda que o partido se encontra empenhado em manter a coesão interna e o diálogo entre as suas estruturas, reiterando que “a união é essencial para enfrentar os desafios políticos que se aproximam”.
KA/SR/JMV
Inforpress/Fim
Partilhar