
Cidade da Praia, 07 Nov (Inforpress) - O primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, afirmou hoje, na cidade da Praia, que o Governo está a reforçar políticas públicas voltadas para a juventude, com destaque para a habitação, formação profissional e emprego.
O chefe do Governo falava à imprensa no encerramento da jornada aberta promovida pelo Grupo Parlamentar do Movimento para a Democracia (MpD), sob o tema “Desenvolvimento com o foco na Juventude e Justiça Social”.
O também presidente do MpD destacou, para além do apoio a mais de 500 jovens universitários finalistas no pagamento de propinas para puderem ter acesso aos certificados, a disponibilização, numa primeira fase, de apartamentos no âmbito do Programa de Residência Universitária, com unidades em Palmarejo Grande, na Praia, e em Ribeira de Julião, em São Vicente.
Segundo o governante, a medida visa reduzir os custos com rendas, uma das principais despesas dos estudantes do ensino superior.
Na área da habitação, o primeiro-ministro revelou novas medidas de incentivo ao crédito jovem, a serem implementadas com o próximo Orçamento do Estado, incluindo o aumento da bonificação da taxa de juro de 2% para 50%.
“Isso representa uma redução significativa do custo com o empréstimo bancário, permitindo que mais jovens tenham acesso à casa própria”, realçou.
O Governo aprovou ainda, em Conselho de Ministros, um mecanismo de garantia do Estado destinado a jovens que não dispõem da percentagem exigida pelos bancos, normalmente 15%, para aceder ao crédito habitacional.
“Criamos esse instrumento para facilitar o acesso à habitação, associando a bonificação da taxa de juros a uma garantia estatal que reforça a capacidade dos jovens em obter crédito”, explicou o chefe do Executivo.
Ulisses Correia e Silva considerou que o próximo orçamento “tem uma clara marca jovem” e que mantém políticas de proteção social e de inclusão, “reforçadas e adaptadas aos novos desafios”.
Sobre o emprego, o primeiro-ministro afirmou que o Governo superou as metas estabelecidas para a legislatura.
“Tínhamos o objectivo de atingir pelo menos 10% de taxa de desemprego, hoje situamo-nos em 8%, com tendência de redução também no desemprego jovem”, destacou o líder do MpD.
De acordo com o governante, as políticas públicas estão direcionadas para criar mais oportunidades de trabalho, impulsionadas pelo crescimento económico e pelo investimento privado.
“Quando há mais crescimento, há mais empresas, mais empregos e mais oportunidades para os jovens criarem os seus próprios negócios”, concluiu.
TC/JMV
Inforpress/Fim
Partilhar